Escolas de samba cariocas definem samba-enredo para o Carnaval 2015
Mangueira, Portela, Vila Isabel, Beija-Flor, o Salgueiro, Império Serrano e a Unidos da Tijuca podem começar a aquecer os seus pandeiros e tamborins.
O momento tão esperado por estas escolas de samba do Rio de Janeiro chegou. Depois de longas disputas, os sambas-enredo das agremiações para o desfile de Carnaval em 2015 foram escolhidos.
Confira:
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- Carnaval negro: a valorização da negritude é tema das escolas de samba em 2022
- Carnaval 2021 pode ser adiando para junho em SP, Rio e Salvador
- Viradouro vence o Carnaval do Rio de Janeiro; veja as reações
Mangueira
Com o enredo “Agora Chegou a Vez, Vou Cantar: Mulher de Mangueira, Mulher Brasileira em Primeiro Lugar!”, a Estação Primeira de Mangueira abre alas com uma homenagem às mulheres.
O samba escolhido, interpretado por Luizito, foi composto por Renan Brandão, Cadu, Alemão do Cavaco, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico e Almyr.
Portela
Para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a Portela entra na avenida com o enredo: “Imagina Rio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal”.
Em 2015, o samba-enredo que vai embalar o desfile é de Noca da Portela, Celso Lopes, Charles André, Vinícius GFerreira e Xande Azevedo, interpretado por Wander Pires.
Vila Isabel
O enredo para o ano que vem, “O Maestro Brasileiro Está na Terra de Noel. A Partitura em Azul e Branco É da Nossa Vila Isabel”, faz uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky.
Em decisão unânime, o samba de Carlinhos Petisco, Serginho 20, Machadinho, Paulinho Valença e Henrique Hoffmann, interpretado por Gilsinho, foi escolhido para representar a escola.
Beija-Flor
A Beija-Flor de Ninópolis vai disputar o Carnaval com o enredo “Um Griô Conta a História: Um Olhar Sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos Sobre a Trilha de Nossa Felicidade”, que conta a história da Guiné Equatorial – país da África Ocidental.
O samba escolhido foi composto por J.Velloso, Samir Trindade, Jr Beija Flor, Marquinhos Beija Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Silvio Romai e é interpretado por Neguinho da Beija-Flor.
Salgueiro
Pela segunda vez, o samba-enredo de Xande de Pilares é escolhido pelo Acadêmicos do Salgueiro. Composto em parceria com Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W.Correa e interpretado por Luizinho Andanças e Emerson Dias, o hino representa o enredo “Do Fundo de Quintal: Saberes e Sabores na Sapucaí”.
Império Serrano
O Império Serrano desfila em 2015 com o samba de Arlindo Cruz, Lucas Donato, Alex Ribeiro, Rogê, Carlos Senna, Beto BR, Andinho Samara, Zé Glória, Wagner Rogério e Chico Matos, interpretado por Nêgo, que representa o enredo “Poema aos Peregrinos da Fé”.
[tab:END]