Exposição com fotos de protestos volta ao muro do Cemitério do Araçá

As imagens da mostra “3º Ato”, do coletivo Foto Protesto SP, ficam na Avenida Dr. Arnaldo do dia 18 “até alguém mandar arrancar”

Durante os protestos que explodiram no país em junho deste ano, fotógrafos amadores e profissionais tiveram papel fundamental na captação de imagens, na divulgação de notícias e principalmente na criação de diferentes narrativas. Além de registrar os anseios da população, algumas fotos denunciaram abusos, atos de violência e repressão policial – cenas que circularam pela internet e serviram de contraponto ao discurso da imprensa tradicional.

Foi nesse contexto que surgiu o coletivo Foto Protesto SP, que visava reunir num mesmo movimento não só pessoas interessadas em registrar as manifestações, mas também aqueles que queriam discutir aquela situação política e social. O coletivo expôs, por duas vezes, o resultado de seu trabalho no muro do Cemitério do Araçá, na Avenida Dr. Arnaldo, na zona oeste. Em ambas as oportunidades, as fotos foram retiradas do local. Agora, novas imagens voltam para as ruas na exposição chamada “3º Ato”.

A exposição vai dessa segunda-feira, 18, até que os cartazes sejam retirados.

A intenção, como explica o coletivo, é que os cartazes com as imagens fiquem lá “de 18 de novembro até alguém mandar arrancar”. Quem quiser conferir a exposição pode passar pelo local, que fica ao lado da estação Clínicas do Metrô.

Assista aos vídeos abaixo, que mostram como foram as edições anteriores da exposição, e acompanhe a atuação do Foto Protesto SP por sua página no Facebook.

FotoProtesto SP > Segundo Ato from Lost Art on Vimeo.