Trem turístico para Mogi, Paranapiacaba e Jundiaí tem novos horários
Quem disse que São Paulo não tem trem turístico? Desde abril deste ano, as viagens para a vila de Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí tem novos dias e horários.
As viagens para Jundiaí acontecem em três sábados de cada mês. O segundo sábado é reservado para o itinerário Luz – Mogi das Cruzes. Já o trajeto para Paranapiacaba é feito todos os domingos.
As passagens podem ser adquiridas todos os dias na Estação da Luz, das 6h às 18h30, por R$ 34. Para aqueles que embarcam no Expresso de Paranapiacaba na Estação Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa), há um desconto e a passagem sai por R$ 31.
Há um desconto de 50% para quem comprar quatro bilhetes de uma vez só. O Expresso parte da plataforma 4 da Estação da Luz às 8h30 e tem retorno previsto para as 18h.
A locomotiva do Expresso Turístico conta com 174 poltronas e espaço para cadeira de rodas. O trem que vai para Mogi oferece bicicletário. O percurso com duração de 1 hora e meia, é feito com monitores que vão dando informações sobre o histórico da ferrovia.
Os destinos
Jundiaí: a cidade conta com diversas atrações turísticas, como, por exemplo, o Museu da Companhia Paulista, que apresenta a história das ferrovias da região. Também é possível aproveitar as trilhas e caminhadas na Serra do Japi, que tem 354 quilômetros quadrados de área e é uma das poucas regiões remanescentes da Mata Atlântica. Há também o chamado “circuito das frutas”, roteiro que proporciona uma imersão pelas fazendas da região produtoras de uva, caqui e morango, entre outras frutas.
Mogi das Cruzes: o destino oferece como atividade de lazer o Parque das Neblinas, que oferece diversas atividades ambientais, além das igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Outra opção é o famoso “circuito das flores” que oferece ao visitante a chance de conhecer as propriedades dos produtores da região e comprar diretamente dos proprietários.
Paranapiacaba: roteiro mais procurado, tem como atrativo conhecer detalhes do desenvolvimento da ferrovia no Brasil. Há passeios de Maria Fumaça pelo circuito cultural, além de roteiros históricos, ambientais e ecológicos, nas trilhas da Serra do Mar ou Nascentes do Rio Grande.