Fernanda Montenegro comemora 86 anos com leitura de Simone de Beauvoir no Facebook
A atriz Fernanda Montenegro completou 86 anos neste mês e decidiu comemorar abrindo um canal de aproximação com os fãs: fez a leitura dramática de um trecho do monólogo “Viver sem Tempos Mortos”, da escritora Simone de Beauvoir e que ela interpreta há alguns anos, e publicou o áudio em sua página do Facebook.
Ela diz que se deu como presente “fazer ponte com fãs que a acompanham desde rádio, TV, teatro e agora, pela internet”. “É uma nova fase da minha vida”, afirma.
A atriz tem mais de 81 mil fãs na página e diz esperar que “por muitos anos” poder “ter esse papo, essa conversa, essa troca de sentimento e de vivência”.
- Fernanda Montenegro entra para o Guiness Book; entenda o motivo
- Conheça 8 famosos que não seguem ninguém no Instagram – e por que eles fazem isso
- Isis Valverde faz alerta sobre doença que descobriu aos 19 anos
- Anitta quebra silêncio após sua estreia como atriz em ‘Elite’, da Netflix
Abaixo, a transcrição do trecho lido por Fernanda.
“Quanto a mim, não mais me deitar cansada no feno perfumado. Ou deslizar na neve deserta, onde exatamente eu me encontro. O que me surpreende é a impressão de não ter envelhecido embora eu esteja instalada na velhice.
O tempo é irrealizável. Provisoriamente, o tempo parou pra mim. Provisoriamente.
Não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro. O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar.
Sim. É isso. Reconheço que ao meu passado eu devo o meu saber, a minha ignorância, os meus interesses, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo. Hoje, que espaço o meu passado deixa para a minha liberdade? Não sou escrava dele. Não sou escrava do meu passado.
O que eu sempre quis foi somente comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida, da minha própria vida. Acredito que consegui fazê-lo.
Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos.”