Finlândia tem opção inusitada de passeio

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Paixão nacional da Finlândia, a sauna é uma espécie de símbolo desse país nórdico do norte da Europa.

 

Na cultura tradicional rural finlandesa, a famosa casinha com água quente tinha funções sociais e sanitárias, pois era ali que se encontrava água quente para lavar roupas, tomar banho e até realizar partos.

Mas os tempos mudaram e aquele ambiente aquecido associado ao relaxamento, agora virou sinônimo de… diversão.

Localizada em Joensuu, no leste do país, a Saunalautta é uma sauna motorizada de aluguel com capacidade para até 15 pessoas e conta com cabine para até 5 hóspedes dormirem, churrasqueira, geladeira, terraço e uma torre de seis metros para saltos na água.

Segundo a tradição finlandesa, a brincadeira funciona assim:  após se aquecer com o löyly, choque de vapor ao atirar água sobre as pedras aquecidas no forno interno da sauna a 85°C, o visitante deve saltar em uma piscina ou em um lago (de preferência que estejam congelados para mergulharem em um buraco no gelo).

Dizem inclusive que “se a sauna tomada juntamente com aguardente não remediar o problema, a doença é fatal”.

E na Finlândia, onde os dias de sol são raros, nem adianta dizer que o inverno está chegando. É justamente isso que se propõe com essa curiosa técnica finlandesa: sauna bem quente do lado de dentro e águas congelantes, lá fora.