Fotógrafa coleciona “Achados Humanos” nas ruas de São Paulo

06/02/2013 10:04

“Oi, posso tirar uma foto sua?”. É assim que são abordadas as estrelas da página Achados Humanos, da fotógrafa Camila Svenson. No projeto, Camila retrata pessoas interessantes que acha – literalmente – nas ruas de São Paulo, ou em qualquer outro lugar onde leva sua câmera.

Fotógrafa retrata pessoas interessantes que encontra nas ruas
Fotógrafa retrata pessoas interessantes que encontra nas ruas

“Cada um reage de um jeito”, conta a fotógrafa de 23 anos. Quando a pessoa estranha o interesse, ela explica: “digo ‘gostei da sua roupa’, ‘gostei do seu cabelo'”. Segundo Camila, conseguir bons ‘achados’ é tarefa fácil na capital paulista. “São Paulo é muito bom, tem gente de todo tipo. Dá pra ficar o dia inteiro fotografando e encontrar milhares de opções de pessoas muito diferentes”.

Ela conta que tinha o hábito de fotografar as pessoas sem avisar. “Sabe quando a pessoa está desavisada e olha pra câmera? Eu fiz isso por bastante tempo, até que em um curso de fotografia de rua me perguntaram por que eu não pedia pra tirar as fotos. A partir disso, passei a sempre perguntar e pedir autorização. Comecei a separar as fotos e padronizei o retrato” explica. O resultado pode ser visto na página, que conta com mais de 4 mil seguidores.

O sucesso da página surpreendeu a fotógrafa. “Do nada, uma galera que eu não sei da onde surgiu começou a curtir a página. O Facebook é assim, alguém curte e o pessoal começa a compartilhar, espalha”. A rede social tem aproximado a fotógrafa de seus modelos. “Ontem coloquei a foto de uma menina e ela se achou e se marcou. Os achados estão começando a se achar (risos)”.

Veja galeria com imagens do projeto.