Fotógrafa coleciona “Achados Humanos” nas ruas de São Paulo
“Oi, posso tirar uma foto sua?”. É assim que são abordadas as estrelas da página Achados Humanos, da fotógrafa Camila Svenson. No projeto, Camila retrata pessoas interessantes que acha – literalmente – nas ruas de São Paulo, ou em qualquer outro lugar onde leva sua câmera.
“Cada um reage de um jeito”, conta a fotógrafa de 23 anos. Quando a pessoa estranha o interesse, ela explica: “digo ‘gostei da sua roupa’, ‘gostei do seu cabelo'”. Segundo Camila, conseguir bons ‘achados’ é tarefa fácil na capital paulista. “São Paulo é muito bom, tem gente de todo tipo. Dá pra ficar o dia inteiro fotografando e encontrar milhares de opções de pessoas muito diferentes”.
Ela conta que tinha o hábito de fotografar as pessoas sem avisar. “Sabe quando a pessoa está desavisada e olha pra câmera? Eu fiz isso por bastante tempo, até que em um curso de fotografia de rua me perguntaram por que eu não pedia pra tirar as fotos. A partir disso, passei a sempre perguntar e pedir autorização. Comecei a separar as fotos e padronizei o retrato” explica. O resultado pode ser visto na página, que conta com mais de 4 mil seguidores.
O sucesso da página surpreendeu a fotógrafa. “Do nada, uma galera que eu não sei da onde surgiu começou a curtir a página. O Facebook é assim, alguém curte e o pessoal começa a compartilhar, espalha”. A rede social tem aproximado a fotógrafa de seus modelos. “Ontem coloquei a foto de uma menina e ela se achou e se marcou. Os achados estão começando a se achar (risos)”.
Veja galeria com imagens do projeto.