Fotógrafa se passa por idosa por dois anos
Como é envelhecer? Para viver plenamente essa sensação, por dois anos a fotógrafa Kyoko Hamada, 42 anos, passou-se por uma mulher mais velha pelas ruas de Nova York. O resultado compõe a série fotográfica “I Used To Be You” (Eu Costumava Ser Você), que agora ela quer transformar em um livro.
Chamou seu alter ego de Kikuchiyo-san, “uma mulher idosa que vive uma existência delicada e frágil”. Caracterizou-a usando maquiagem de látex, peruca grisalha e roupas de brechó. “Minha reação inicial for rir”, conta, em seu site. Mas depois veio o desconforto. “O rosto enrugado olhando para mim parecia eu mesma, com mais 30 anos.”
- Com ‘carta de amor à cerveja’, brasileiro vira celebridade no Catar
- Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por homicídio
- Viajar depois dos 70: Veneza e o desafio das escadas
- Idosa precisa fazer vídeo para provar ao INSS que está viva
Kyoko relata que sentiu uma mistura de humildade e familiaridade: “Quando eu sorri, ela sorriu para mim. Quando eu fiz beicinho, ela fez beicinho também. Foi a primeira vez que eu a conheci, mas ela era ao mesmo tempo alguém que eu já conhecia muito bem e alguém que eu não sabia nada”.
As 99 fotos da série usam metáforas, histórias e humor para representar o processo de viver e envelhecer. “Quando eu penso no que poderia acontecer se nós nos esbarrarmos em uma estação de trem ou durante um passeio no parque, fico apreensiva e imaginando Kikuchiyo-san dizer: ‘Eu costumava ser você’”.
Confira sua transformação nesta seleção de fotos: