Freemason’s Hall, a grande loja maçom da Irlanda

A francomaçonaria (popularmente chamada de maçonaria) é uma sociedade discreta e por essa característica, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, os membros cultivam os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social.
Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Como é uma escola de filosofia, moral e bons costumes, e não sendo uma religião, a maçonaria não pretende concorrer com outras religiões. Permite aos seus iniciados a crença em qualquer uma das religiões existentes, exigindo apenas a crença em um ser superior, criador de tudo e de todos, que o candidato já acreditasse antes mesmo de considerar a possibilidade de vir a ser um maçom. Assim, ‘Grande Arquiteto do Universo’ ou ‘G.·.A.·.D.·.U.·.’ é uma designação maçônica para uma força superior, criadora de tudo o que existe.
O lema, ou o símbolo, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” se constitui de um grupo de palavras que supostamente exprime as aspirações teóricas do povo maçônico e que, se atingidas, levariam a um alto grau de aperfeiçoamento de toda a Maçonaria. A trilogia seria de origem revolucionária e que se introduziu na cultura maçônica através do Imperador Napoleão a partir do início do período napoleônico.
A Revolução Francesa (05/05/1789 – 09/11/1799), uma das maiores revoluções da humanidade, é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau.
A maçonaria universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.
O tema das mulheres e a maçonaria é complexo e sem uma explicação fácil. Tradicionalmente, só os homens podem ser maçons através da Maçonaria Regular. A tendência predominante das Grande Lojas Maçônicas, justificam a exclusão das mulheres da Maçonaria por várias razões. A estrutura e as tradições dos dias modernos na maçonaria, baseiam-se em “pedreiros” medievais da Europa. Essas corporações operatórias maçônicas, não permitem que as mulheres participem, por causa da cultura da época. Muitas propostas e tradições das Grande Lojas, iriam alterar completamente a estrutura da Maçonaria. A Grande Loja da Irlanda, por sua vez, governa uma forma tradicional de uma Maçonaria e é restrita aos homens.
A seguir, uma breve explicação sobre as salas existentes na Freemason’s Hall.
1. The Grand Lodge Room – primeiro andar
A maior sala de encontros do prédio (e uma das mais bonitas na minha opinião) fica no primeiro andar.

2. The Mark Room – primeiro andar
Esta sala é o cenário para o Grau de Mark Mason que se refere à pedra angular da construção do Templo de Salomão.
3. The Royal Arch Chapter Room – primeiro andar
A história da reconstrução do Templo de Salomão fornece uma base para a cerimônia para os membros dos Royal Arch Chapters que atendem nesta sala.
O tema egípcio aqui cria um ar de antiguidade, mas é puramente decorativo, típico da era vitoriana.
4. The Knights Templar Room – segundo andar
Esta sala foi concebida na forma de uma capela, conhecida como um corpo de cavalaria baseada na lenda original dos Cavaleiros Templários.
Brasões de alguns ex-membros podem ser encontrados nas janelas e nos painéis dos assentos.
5. The Prince Masons Chapter Room – segundo andar
Agora sim a sala mais bonita de todas. A The Prince Masons Chapter Room é adornada por símbolos de águia, além de bandeiras e brasões de membros.
Museu
O Freemason’s Hall fica na 17 Molesoworth Street, em Dublin 2 e durante os meses de junho a agosto, você pode fazer tours guiados às 14h30 de segunda à sexta-feira. Fora estes períodos, basta você enviar um e-mail para [email protected] e agendar a sua visita.
Para maiores informações, visite o site oficial da loja.
Observação pessoal: não conhecemos nenhum maçom pessoalmente para confirmar tudo o que pesquisamos na internet. Se alguma informação aqui apresentada não estiver correta, pedimos que deixem nos comentários as observações pertinentes.
E se você ainda não viu o vídeo da Culture Night, dia em que visitamos a Freemason’s Hall, é só dar o play aqui embaixo.
Esperamos que tenha gostado! E aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook, seguir a gente no Instagram e se inscrever no nosso Canal do Youtube para não perder mais nenhuma dica!