Fumacinha, uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada Diamantina
Uma das mais belas cachoeiras do sul da Chapada Diamantina, na Bahia, exige preparo físico. São dois dias de caminhada se escolher a trilha por cima e de três a cinco horas se for visitá-la por baixo. A recompensa é a intocada cachoeira da Fumacinha, pouco visitada devido à dificuldade da trilha e toda coberta de musgos e outras plantas.
A trilha de 18 km –ida e volta– até chegar à Fumacinha já reserva algumas belezas. Ela é feita no leito do rio, atravessando o cânion onde a cachoeira de esconde. A caminhada exige que se pule pedras na maioria do percurso, passe em fendas e até escale rochas dependendo de como está o rio. Estima-se que a cachoeira tenha 100 metros de altura.
A Fumacinha fica localizada na cidade de Ibicoara. Para visitá-la, geralmente, parte-se de lá de carro (28 km) até chegar à entrada da trilha. É proibido ir sem guia. Na Associação de Guias de Ibicoara, um guia para duas pessoas custa R$ 120.
- Hábitos que retardam o envelhecimento, segundo American Heart Association
- Os sintomas da doença sem cura que Cleo enfrenta
- Jovem descobre câncer raro após beber cinco litros de água por dia
- Aos 50 anos, artista é diagnosticado com autismo: ‘eu não precisava ter sofrido tanto’
Há dois lados negativos: a água é extremamente gelada na cachoeira por ela não pegar sol na maior parte do dia e é comum trombar com animais (cobras e aranhas) no trekking, o que exige atenção redobrada do visitante. A beleza da cachoeira, no entanto, compensa o esforço.
Confira abaixo algumas fotos da Cachoeira da Fumacinha:










Por Wanderluster