Lisboa tem passeio que só pode ser feito três dias por ano

Quem gosta de história tem a oportunidade, de uma vez por ano, fazer um passeio em uma estrutura construída há dois mil anos, as Galerias Romanas da rua da Prata. Sempre em setembro, as galerias localizadas em Lisboa (Portugal) são abertas ao público durante apenas três dias.

Em 2014, excepcionalmente, em abril as galerias também foram abertas mais três dias, para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Turistas visitam as galerias romanas que ficam no subsolo de Lisboa

O passeio gratuito ocorre embaixo das ruas centrais de Lisboa. A entrada fica lna rua da Conceição, 77. As galerias foram descobertas em 1977 e abertas ao público a partir de 1986. Durante todo o ano, os túneis ficam inundados de água. Em setembro, a água é retirada e cada visitante pode percorrer as galerias por 20 minutos, acompanhado de um guia.

Estima-se que as galerias foram construídas na primeira metade do século 1, na época dos imperadores Júlio-Claúdius. O objetivo da construção ainda é um mistério. Antes se acreditava que elas foram feitas com fins portuários e comerciais.

A entrada para as galerias romana fica na rua da Conceição, 77

Atualmente, a teoria afirma que elas na verdade eram criptopórticos, estruturas em forma de arcos para dar base a prédios e outras construções da superfície, no caso, os prédios centrais de Lisboa. Eram feitas geralmente em locais de terremoto e terrenos irregulares.

Por Wanderluster