Ice Hotel: o maior hotel de gelo do mundo, na Suécia

23/01/2015 18:15 / Atualizado em 06/05/2020 18:29

 
 
Este é o primeiro e maior hotel de neve e gelo do mundo, que teve sua primeira edição em 1990, completando agora, 25 anos de existência. Ele fica situado em Jukkasjärvi (fala-se “iucasciárvi”), uma pequena vila de 1.100 habitantes e 1.000 cachorros, a 18 km de Kiruna, no norte da Suécia.

A cada ano, cerca de 50 mil visitantes de todo o mundo vão ver o Hotel de Gelo, para viver a tranquilidade, ver a aurora boreal e curtir atividades nessa região, que está a 200km a norte do Círculo Polar Ártico.

O hotel recobre uma área de 5500 metros quadrados e é construído com 1000 toneladas de gelo do rio Torne e 30 mil de “slice”, uma mistura de neve com gelo usada para fortalecer a estrutura.

Cerca de 100 pessoas estão envolvidas na construção do hotel, sendo metade composta por artistas especialmente convidados para desenhar áreas específicas dele.

O processo de construção leva o ano inteiro, começando com a coleta de 5 mil quilos de gelo do Rio Torne, que ficam estocados durante a primavera e o verão.

A construção em si acontece em novembro e dezembro, sendo aberto entre dezembro e metade de abrilz, quando tudo começa a deterreter lentamente.

O hotel oferece atividades de neve, como passeios de snowmobile (moto de neve), caça à aurora boreal, além de hospedagens de luxo, casamentos, entre outros.

Os preços são um tanto salgados, com diárias de cerca de no mínimo ¢200,00 a pacotes para fins de semana de ¢ 1.500 para um casal.

Como chegar – 

De Kiruna:

Ônibus – Tomar o ônibus da linha 501 na estação de ônibus de Kiruna, com destino ao Hotel de Gelo. Não há muitos horários de partida, logo, planeje-se com cautela.

Tradução:
Helgfri= feriado
Mandag= segunda-feira
Fredag= sexta-feira
Lordag= sábado

O valor da passagem é 40 SEK (¢ 4,23) cada trecho.

Taxi – Outra opção é tomar um taxi ao custo de 450 SEK (¢47,60) sentido único, para no máximo 4 pessoas. Ele deve ser agendado previamente (não há pontos de taxi nas ruas de Kiruna) pelo telefone +46 980 120 20.

Custo – Os preços para visita no Hotel de Gelo são os seguintes:

Adulto: 325 SEK (¢34,40)
Idosos/Estudantes: 200 SEK (¢21,14)
Crianças (6-12 anos): 75 SEK (¢7,90)

Atenção: o Hotel de Gelo fica aberto para visitação entre 10h e 18 h todos os dias.

Meu passeio

Assim que cheguei no Albergue STF, já procurei me informar como fazer para ir ao Hotel de Gelo. Sabia de antemão que ele não era tão perto e que precisaríamos de tomar um ônibus.

Meu amigo e eu nem tomamos banho, só fizemos o check-in, deixamos nossas malas no quarto e saímos para o novo passeio.

Fomos à estação de ônibus e, após uma longa espera, tomamos aquele que iria para o hotel.

Ao chegar na região do hotel, o ônibus parou exatamente ao lado dele. Conhecemos no ônibus um casal que estava hospedado por lá e que nos deu algumas dicas sobre o que visitar, o que seria legal, etc.

Logo na entrada, você avistará à direita, um casa onde funciona a recepção (que não é de gelo) do hotel, onde você deverá comprar sua entrada para visitação. Mais adiante, estará o hotel propriamente dito (primeira foto deste post).

Durante nossa breve ambientação e indecisão do lugar que começaríamos o passeio, conhecemos a Miranda, uma holandesa erradicada há mais de dez anos na Nova Zelândia, que também estava visitando o hotel, mas no caso dela pela segunda ou terceira vez.

Ela muito gentilmente se aproximou da gente e começou a nos guiar, sobre o que seria interessante ver.

Então vamos lá. Ao entrar pela porta que leva às suítes, você verá essa escultura que faz menção aos 25 anos do Hotel de Gelo.

Suítes

O hotel tem 15 suítes –sendo duas de luxo.

A variedade de quartos é grande, sendo eles os de neve, de gelo, os que dão para ver a aurora boreal, suítes artísticas e de luxo. Veja mais fotos no fim deste post.

Bar de gelo

Essa é uma experiência que você deveria ter pelo menos uma vez na vida. O bar é feito totalmente de gelo, bem como copos e taças. O problema será o preço salgado das bebidas. Uma dose de vodca Absolut custa 150SEK, algo em torno de ¢15,86, ou se preferir em R$ 47,72. Mas acredite, para você que rodou o mundo para chegar nesse hotel, R$ 47,72 não fará muita diferença no seu bolso.

Vejam o vídeo abaixo que fiz de dentro do bar.

Trono

Esse trono fica virado para o rio Torne, de onde é retirado o gelo usado para construir o hotel.

Igreja

… e o hotel também tem uma pequena igreja, toda feita em gelo.

Dicas

1 – Se você for daqueles turistas menos aventureiros e preferir dormir no quentinho da sua cama, o hotel oferece alguns chalés feitos de madeira com a estrutura que você já está acostumado.

Custo da viagem

Passagem Kiruna-Hotel-Kiruna: 80 SEK (¢8,46)
Entrada no hotel: 325 SEK (¢34,40)
Vodca no Bar de gelo: 75 SEK (¢7,93) –> dividi a dose com meu amigo

Total: 480 SEK (¢50,60)

Mais fotos

Suíte Synstralar

Suíte Forest Fary

Deluxe Suíte: Rococo

Suíte Abject Beauty

Suíte Polar Night

Uma dose de vodca custa 150SEK (¢16,08, na conversão de agora)

Toda suíte tem uma placa esculpida em gelo com o nome do quarto e do escultor.

É claro que eu faria isso…

Assistam esse vídeo (em inglês), reproduzido no jornal alemão “Deutsch Welle” sobre o hotel.

Quer conferir mais sobre essa e outras aventuras? Acesse o Facebook ou o site Brazilian Globetrotter.