Igrejas para conhecer no Brasil
Esse tipo de local costuma fazer parte dos roteiros turísticos de viajantes religiosos e até mesmo ateus, pois são símbolos históricos e arquitetônicos.
A ideia aqui era trazer as mais belas igrejas para você conhecer no mundo, mas como o Brasil já é cheio delas, vamos começar por elas.
Nosso Senhor do Bonfim (Salvador, BA)–
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
A capital baiana tem 372 igrejas católicas e muitas delas fazem parte da história da cidade e atraem mais de 100 mil turistas todo ano.
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é a mais popular. A tradicional lavagem das escadarias atrai milhares de peregrinos, fieis e turistas na segunda quinta-feira do mês de janeiro, após o Dia de Reis. A fachada é parcialmente coberta por azulejos. O interior do templo foi construído em estilo neoclássico. Os portões que circundam o espaço são revestidos por milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim, símbolos da fé baiana, colocados por fiéis de todo o mundo que visitam o templo e fazem pedidos ao santo. Com certeza você já ganhou uma dessas.
Localização: Praça Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim, local conhecido como Colina Sagrada.
Horário de Visitação: A igreja pode ser visitada todos os dias das 6h30 às 18h. A entrada é gratuita.
Basílica da Nossa Senhora da Aparecida (Aparecida, SP)
Considerado o principal lugar de peregrinação religiosa da América Sul, a basílica é a 2ª maior do mundo, só perdendo para a de São Pedro, do Vaticano. Foram os milagres de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que levaram à construção da igreja. O Papa João Paulo II visitou a igreja em 1980. O santuário recebe cerca de 12 milhões de visitas por ano, dobro dos visitantes recebidos pela Torre Eiffel, na França segundo a consultoria Euromonitor.
Localização: Avenida Dr. Júlio Prestes – Ponte Alta, Aparecida
Horário de Visitação: Segunda a sexta-feira das 5h30 às 21 / Sábado das 5h às 00h / Domingo da 00h às 21h.
Igreja Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto, MG)
Das mais antigas paróquias de Minas Gerais (1707), a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias em Ouro Preto, merece destaque por ser das maiores em tamanho e suntuosidade, senão também pela presença do túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A igreja tem estilo barroco e a obra é muito bonita por fora, mas simples por dentro.
Localização: Praça Antônio Dias, s/n Ouro Preto
Horário de visitação: Terça a Domingo 08:30h às 12h e de 13:30h às 17h
Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília, DF)
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1959 e 1970, e faz parte do conjunto inicial de edifícios que compõem o Eixo Monumental da capital brasileira. O edifício é definido pelos seus dezesseis pilares de concreto em forma de bumerangue, que partem de uma planta circular de setenta metros de diâmetro, rodeada por um espelho d’água, e sobem inclinadamente até tocar uns aos outros.
Localização: Esplanada dos Ministérios, lote 12, Brasília – DF
Horário de visitação: Das 8h às 17h
Veja no Blog Ludevie quais outras 4 igrejas entraram na lista.