Inscrições abertas para bolsas de estudo no Reino Unido
Quer estudar na Inglaterra?
Estão abertas até o dia 3 de novembro as inscrições para o programa de bolsas Chevening, que financia os estudos no Reino Unido para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil.
Em geral, as bolsas são para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA).
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- França oferece bolsas de estudo para brasileiros; saiba como concorrer
O programa abrange praticamente muitas áreas do conhecimento, no entanto, a cada ano há um foco maior em um grupo específico.
Para as bolsas 2016/2017 a preferência é pelas áreas de: agricultura; mudanças climáticas; estudos criminais –conflito, crime transnacional, segurança cibernética, desarmamento; economia digital e economia criativa; drogas; engenharia; inovação; nutrição; segurança global e relações internacionais –incluindo direitos humanos, educação e transparência; desenvolvimento –incluindo mudanças climáticas, sustentabilidade e transporte; esportivos e legado –administração de esporte, desenvolvimento, legado de eventos, saúde e educação.
Para se candidatar, é preciso demonstrar excelência acadêmica, ou seja, ótimas notas! Além de Inglês avançado, e perfil de potencial liderança, atividades extra curriculares são um extra.
Outras características esperadas de um bolsista são:
1. Ser formado há menos de 10 anos (é o que eles chamam de mid-career).
2. Ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não-remunerado); Então, aquele estágio na faculdade vale sim!
3. Desejar retornar ao seu país de origem após concluir os estudos para utilizar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
4. Possuir um histórico de excelência e conquistas, e ter potencial para se tornar um líder no seu país;
5. Desejar se conectar a outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido e também depois que retornar ao seu país de origem;
6. Possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem.
O processo seletivo tem apenas duas fases: na primeira, o candidato envia a documentação exigida e as cartas de recomendação.
Saiba mais sobre processos seletivos, cartas de recomendação e como melhorar o seu currículo em inglês no Virando Gringa.
Na segunda etapa, o candidato é convidado para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico. Let’s start studying right now!
Os gastos que as bolsas abrangem: passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade (preço da Universidade) de até £ 13.000, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal de dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Acesse o site do programa Chevening e saiba mais!
* Este artigo foi adaptado por Juliana Arthuso, autora do Virando Gringa. As informações foram originalmente publicadas pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.
Siga: @Virando Gringa no instagram. Curta no Facebook.
Visite o Blog.