Intercâmbio na Irlanda: governo reduz tempo de visto de estudantes

Permissão máxima de 8 meses começa a valer em outubro

Aviso aos navegantes, interessados em fazer um intercâmbio na Irlanda: o governo do país anunciou nesta semana um pacote de mudanças em relação ao visto na Irlanda, afetando estrangeiros que querem estudar por lá. Para tirar todas as dúvidas, a agência de intercâmbio Descubra o Mundo reuniu aqui as principais informações sobre o tema.

Anote: a principal mudança é que, a partir do dia 1º de outubro de 2015, o tempo do visto para estudantes não-europeus será reduzido para oito meses. Hoje, a mesma permissão é válida por 12 meses. Se você tem um intercâmbio programado antes de outubro, nada vai mudar. Mas, ao desembarcar na Irlanda depois disso, as novas regras já estarão valendo. Veja mais informações aqui.

Mas… e se eu quiser estudar na Irlanda por mais de 8 meses?

Sem problemas. É possível, mediante renovação do visto. O documento ainda pode ser renovado por pelo menos duas vezes por estudantes regularmente matriculados em cursos de inglês. Isso significa que quem quiser fazer intercâmbio de longa de duração pode solicitar a renovação, como já acontecia anteriormente. E, vamos combinar: as chances são grandes, já que os brasileiros amam a Irlanda.

De acordo com o governo, essa e outras mudanças visam conter abusos e fraudes que vinham acontecendo, principalmente por parte de algumas escolas de idioma. Devido a irregularidades, várias instituições foram fechadas em 2014, deixando muitos estudantes na mão. A ideia, portanto, é proteger os alunos, oferecer mais qualidade de ensino e segurança.

Dublin, Irlanda