Japonês de 105 anos bate recorde dos 100 m rasos e desafia Usain Bolt
Tudo começou quando Hidekichi Miyazaki tinha 93 anos, estava aposentado havia 33 anos e, como muitos dos seus parceiros de caligrafia e xadrez estivessem morrendo de velhice, ele decidiu fazer algo que pudesse praticar sozinho: o atletismo.
O passatempo virou notícia mundial ontem, quando, aos 105 anos, ele bateu o recorde mundial dos 100m para centenários num campeonato de masters em Kyoto, no Japão, completando a corrida em 42,2 segundos.
Ao jornal americano “The New York Times”, ele afirmou que o segredo foi ter dormido muito bem, depois de algumas noites com dores nas pernas. “Eu estava realmente acreditando que algo como isso pudesse acontecer”, afirmou.
Pai de quatro filhos e avô de 10, Miyazaki também disputou, no mesmo evento, o arremesso de peso, marcando 3,25m.
Seu preparo é levado a sério: todos os dias, o japonês treina num parque próximo à sua casa. Miyazaki diz que corre porque faz bem à saúde e, também, “pelas medalhas de ouro”.
E, segundo reportagem do “Jornal Nacional”, da TV Globo, ele está de olho em um colecionador de ouros. Desde 2004, quando completou sua primeira corrida de 100 metros rasos, Miyazaki passou a imitar a pose que o jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, faz ao vencer uma prova: ergue os braços e finge atirar uma flecha no ar. Agora ele desafiou Bolt, que completa os 100m rasos em menos de 10s, dizendo que sonha em correr contra o jamaicano.
“Eu ainda quero baixar o meu tempo”, disse o japonês ontem, após a prova, destacando que seu melhor tempo, 34s, é de dois anos atrás.