O jardim de tulipas Keukenhof, na Holanda
Sempre ouvi falar muito desse parque, de sua beleza e imensidão, e por isso ele passou a fazer parte da minha lista de coisas a fazer antes de morrer.
Neste ano, planejei uma ida à Holanda somente para visitar o parque. Minha porta de entrada no país foi Eindhoven. De lá, passei por Rotterdã, Leiden e Lisse, até chegar aos jardins.
Leia abaixo como foi minha passagem por esse parque de 32 hectares e com mais de 7 milhões de flores.
História
Keukenhof (a pronúncia é algo como guêiquenrrof) tem uma história rica. Por séculos, a área dos jardins fez parte do Estado do Castelo Teylingen. Durante o século 15, as dunas e matas virgens no entorno do castelo de Jacoba van Beieren era usado para caça e coleta de ervas, que eram usadas em sua cozinha. Daí surgiu o nome “Keukenhof”, que significa “quintal da cozinha” em holandês.
O paisagista Jan David Zocher e seu filho Louis Paul Zocher, que também arquitetaram o Vondelpark em Amsterdam, redesenharam os jardins do castelo em 1857, dando a eles um estilo inglês. Aquele parque ainda constitui a base dos jardins de Keukenhof.
Em 1949, o prefeito de Lisse uniu forças com floricultores para promover a primeira exibição de flores, que mais tarde se tornou um evento anual. A cada primavera, Keukenhof atrai centenas de milhares de visitantes vindos de todas as partes do mundo para ter o dia mais bonito e florido de suas vidas.
Organização
Ao longo do ano, há 50 pessoas trabalhando na manutenção dos jardins, aumentado para 750 pessoas durante o período de abertura do parque.
A administração do parque se encarrega de gerenciá-lo, mas alguns serviços são terceirizados, como de estacionamento, fornecimentos de alimentos e bebidas, varejo e limpeza. O serviço de recrutamento de pessoal trabalha lado a lado com a administração do parque para garantir que o visitante tenha um dia inesquecível.
Atualmente, há 100 fornecedores diretos e 500 floricultores oferecendo produtos da melhor qualidade para o parque.
Período de visitação
Keukenhof é aberto para visitação por apenas oito semanas ao ano, durante a primavera do hemisfério norte, geralmente de 20 de março a 17 de maio.
O parque
Curiosidades sobre o parque – Keukenhof é um parque temático e todo ano homenageia um país diferente. Em 2013, por exemplo, a Inglaterra foi homenageda em virtude do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth e dos Jogos Olímpicos de Londres, de 2012. Em 2014, o parque homenageou a própria Holanda, que teve sua Rainha, Beatrix, abdicando do trono no ano anterior, além da celebração da construção dos canais de Amsterdam, que completaram 400 anos.
A cada ano, o país homenageado é o tema do mosaico de flores, que possui cerca de 60 mil bulbos, que são plantados no outono para que floresçam na primavera do ano seguinte. Neste ano, o mosaico foi representado com os canais centenários da capital holandesa, para comemorar o 65º aniversário do parque, como na foto abaixo.
No decorrer do preparo do parque para a temporada de abertura, mais 7 milhões de bulbos são plantados.
Além dos jardins de tulipas, Keukenhof abriga diferentes jardins, como o Japonês, o Inglês, de Primavera, o Natural, o Histórico, um labirinto de plantas e outros sete jardins temáticos que são alterados anualmente.
Ao final de cada temporada, os jardineiros removem todas as tulipas dos jardins e as destroem a pedido dos produtores, dando-as como alimento para animais (eg. pasto).
Apesar de ser mundialmente conhecido como jardim de tulipas, o Keukenhof também é muito famoso pela maior amostra de lírios do mundo, que acontece nos últimos dez dias de abertura do parque.
O parque não possui aqueles lindos campos de plantio que vemos nas fotos. Esse campos são propriedades privadas e estão espalhados nor arredores de Lisse e demais cidades, logo, o acesso a eles é restrito e não faz parte do passeio a Keukenhof.
Contudo, ao lado do parque, próximo ao labirinto, pode-se ver de longe um desses campos, como na foto abaixo. E, o passeio de barco oferecido pelo parque o permitirá ver o campo mais de perto.
Por fim, o parque atrai anualmente cerca de 800.00 visitantes, o que dá uma média de 14.285 pessoas por dia. Extraordinário, não?
Pavilhões
O parque possui sete diferentes pavilhões (listados abaixo) contendo lojas de suvenires, banheiros e restaurantes, além de exposição de outras flores além de tulipas.
São eles: Wilhelmina, Juliana, Oranje Nassau, Willem Alexander, Beatrix, Tea e Casa Porffetjes.
Como foi em 2014…
Para começar, veja o mapa do parque para 2014.
Talvez seja um pouco difícil ler o que está escrito neste mapa, mas de forma geral, há um canal de cerca de 140 metros atravessando os jardins. Abaixo, a entrada/saída principal e acima uma alternativa.
No canto inferior direito, um campo de plantio de tulipas e mais acima dele, um antigo moinho de vento de 159 anos.
Pavilhão Juliana
Neste pavilhão, havia uma exibição chamada Tulipomania, representando a mania de tulipas do século 17.
Pavilhão Oranje Nassau
Neste pavilhão havia um arranjo de flores extraordinariamente bem elaborado, indo do clássico ao ultra-moderno, tendo flores de Amsterdam como cenário.
Houve amostra de Frésias, Gérberas, Rosas, Narcisos, Alstroemeria, Íris, Crisântemo, Cravos e flores do verão.
Pavilhão Willem Alexander
Este pavilhão construído todo em vidro, mostrava sugestões de pequenos jardins feitos em pequenos contêineres e potes.
Houve amostras de Jacinto, de arbustos floridos, Amarílis, plantas para vasos, Hortências, tulipas de corte, flores perenes e lírios.
Pavilhão Beatrix
No pavilhão da rainha holandesa, a amostra era de arranjos artísticos de Orquídeas, de todas as cores e tamanhos, além de Antúrios e Bromélias.
Jardim Histórico
Este jardim contava a história de 400 anos do cultivo de tulipas na Holanda. Haviam autênticas tulipas dos séculos 17 e 18 e novas variedades que ainda não foram comercializadas.
Jardim Japonês
Eu nunca tinha visto uma cerejeira florida antes. Acreditem, é cenário de filme de tão bonito!
Jardins Inspiradores
Keukenhof preparou sete diferentes jardins temáticos do tamanho de um jardim convencional (um quintal), reunindo vários bulbos com diferentes tendências.
Veja alguns deles:
Jardim Reciclável
Jardim do amor
Esse coração (foto abaixo) fazia parte do jardim. Cada visitante podia retirar uma fita na bancada ao lado e eternizar seu amor por alguém ali naquele painel, formando aos pouco esse belo coração.
Deixei minha marca por ali…
Jardim da Culinária
Outros atrativos
Xadrez
Esse xadrez é um pouco diferente do convencional. Foi criado em escala aumentada para dar uma emoção a mais na partida. Fique à vontade para brincar!
Mini Zoo
O mini-zoo é um dos atrativos para adultos e crianças. Nele você pode andar no meio das ovelhas, pequenos cavalos, coelhos, galos, pombos e outros animais.
Playground para crianças
Crianças são muito bem vindas e acolhidas no parque. Para elas, esse playground foi criado, de forma que possam aproveitar o passeio do jeito que mais gostam.
Pedalada ecológica
Após conectar seu telefone celular nessas bicicletas, o aparelho terá sua bateria recarregada à medida que você iniciar a pedalada. Incrível.
Compras
Passeio de barco
No entorno do campo de plantio que há ao lado do parque, há um canal onde se pode fazer um passeio de barco, que dura em torno de 45 minutos.
O passeio não está incluído na entrada do parque e pode ser adquirido próximo ao moinho de vento.
Aluguel de bicicleta
O parque em si só pode ser explorado à pé. Mas as paisagens coloridas e inspiradoras ao redor do parque podem ser percorridas de bicicleta, que podem ser alugadas na entrada principal.
Há 4 rotas para passeio, que variam de 5 a 25km ou ainda uma última que é conhecida como Rota do Bulbo, que tem 35km.
O aluguel das bicicletas pode ser feito de 9h às 18h diariamente ao custo de ¢10 por dia (somente em dinheiro).
Restaurantes
Como mencionado acima, todos os pavilhões possuem restaurantes. Mas além deles, pude encontrar algumas barracas espalhadas pelo parque, onde se podia comprar queijos, pipoca e demais lanches.
Desfile
Quer viver uma experiência única? não deixe de ir ao desfile de flores. Ele acontece em um único dia, em maio, e não acontece dentro do parque, mas numa faixa de aproximadamente 40km entre Noordwijk e Haarlem.
Infelizmente, não presenciei o desfile em função da data da minha visita, mas as referências são as melhores possíveis e isso me dá um incentivo a mais para voltar ao país num futuro próximo.
O desfile, que conta com mais de 20 “carros alegóricos”, passa em frente ao Boulevard Corso do parque na parte da tarde. Os visitantes do parque são autorizados a sair para ver o desfile e a reentrar no parque gratuitamente após o término dele.
Mais fotos: Quer ver a galeria de fotos completa do parque? Acesse aqui!
Onde fica: Keukenhof, Stationsweg 166A, 2161 AM Lisse
Como chegar
De carro
Keukenhof fica localizado numa área de plantio de tulipas chamada Bollenstreek, entre Amsterdam e The Hague. A região é muito bem sinalizada, inclusive as rodovias, com indicações dos jardins.
De ônibus
Você pode planejar sua viagem com o 9292, portal de informações sobre o transporte público holandês.
De Amsterdam
Você pode tomar um trem da estação central de Amterdam para Leiden e de Leiden o ônibus 854 para o parque. Outra opção é tomar o ônibus 858 do aeroporto internacional Schipol (Koeriersplein – Arrivals 4) em Amsterdam com sentido ao parque.
A estação de trem em Leiden, fica ao lado da estação de ônibus (foto acima), onde você tomará o ônibus rumo a Keukenhof se optar por essa rota.
De Rotterdã
Você pode tomar um trem na estação central de Rotterdam com sentido à estação central de Leiden (¢14,70) e de lá o ônibus 854 para o parque.
A passagem do ônibus 854 pode ser comprada numa loja dentro da estação, porém, ela é um combo (passagem ida e volta + entrada para o parque) que custou ¢23,00 este ano e tem um carimbo com a data da compra (só pode ser usada nesta data). Lembre disso se optar por comprar sua entrada para o parque pela internet.
De Eindhoven
Você pode tomar um trem da estação central de Eindhoven com sentido à estação central de Rotterdam (¢17,90) e de lá seguir a rota descrita acima.
De avião
Você terá que pousar em um dos aeroportos do país (Amsterdam, Eindhoven) e escolher uma rota terrestre para chegar aos jardins.
Vale lembrar que o aeroporto mais próximo é o de Amsterdã.
Preços
Neste ano, eu paguei ¢15,00 pela entrada no parque. Porém, para 2015 houve um reajuste, como mostrado na tabela abaixo.
Contato
Telefone +31 (0)252 465 555
Fax +31 (0)252 465 565
Para materiais promocionais, aluguel de cadeira de rodas e perguntas gerais, envei um e-mail para: [email protected]
Para visitas de grupos, passeios personalizados ou eventos públicos, envie um e-mail para: [email protected]
Se você trabalha na indústria do turismo, entre em contato com um dos gerentes de vendas:
Karin [email protected]
Michiel [email protected]
Referências
1 – Website do Parque Keukenhof
2 – Cheeseweb.eu
3 – The City Planter
4 – Blog Edream.com
Gostou desse post? Quer ver mais dicas de turismo e viagem? Acesse o website ou o facebook do Brazilian Globetrotter.