Jovens brasileiros querem viajar sozinhos, revela pesquisa

Estudo do MTur mostra aumento no número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos entrevistados que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, a taxa era de 13,1%.

O aumento ocorreu em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.

Hospedagem e destino

Também chamou a atenção o fato dos turistas jovens aderirem, cada vez mais, a hospedagens na casa de amigos e parentes. Estima-se que 38,1% dos turistas de até 35 anos escolham este meio de estada em suas próximas viagens. Em fevereiro do ano passado, o índice era de 27,2%. O mesmo não ocorreu entre os mais velhos, entre 45 e 60 anos, grupo que registrou queda de preferência de 26,7% para 17,2% por casas de amigos e parentes.

Na hora de viajar e escolher o destino, a maioria dos brasileiros ainda pretende ficar dentro do país (68%) contra 28% que pretendem ir para o exterior. A região Nordeste está entre as preferidas dos turistas (54%), seguida da região Sudeste (26%), e da região Sul (17%).