Londres extingue pagamento da passagem de ônibus em dinheiro
Os ônibus londrinos não aceitam mais o pagamento das passagens em dinheiro vivo. A medida, que começou a valer há cerca de dez dias, visa à modernização dos bilhetes. Agora, somente os cartões pré-pagos são utilizados na cidade.
Segundo a Transport for London (TfL), empresa responsável pelo transporte londrino, os efeitos da nova forma de pagamento são mínimos para os turistas, que já a grande maioria costuma utilizar os chamados “Oyster cards” (uma espécie de Bilhete Único utilizado em São Paulo).
Apesar de ter recebido algumas críticas, o fato de as máquinas de recarga substituírem os cobradores permite que os transporte público funcione 24 horas por dia. Além disso, para as emergências, foi criada a solução de permitir que, quando o saldo do cartão for insuficiente, o passageiro possa fazer mais uma viagem.
- Uruguai: Como curtir país em 5 dias com pouca grana
- Portugal sem perrengue: o que um brasileiro precisa saber para viajar
- 3 vantagens e desvantagens de comprar passagem em plataformas como a Buser
- Passagens para o RS podem ser remarcadas sem custo
Há dez anos, aproximadamente 25% das passagens eram pagas em dinheiro no momento do embarque. Hoje, este número é de 0,7%. “O modo como nossos clientes pagam por bens e serviços evoluiu, então temos que garantir que nossa forma de vender tickets evolua também”, afirma Mike Weston, diretor da TfL responsável pelos ônibus.