Como estudar e se divertir em Londres

Por: Catraca Livre

Olá pessoal,

Eu sou Antonio, do blog A Riqueza de Viajar. Este é o meu primeiro post para o Catraca Livre, que vai te ajudar um pouco a conhecer Londres, tanto como estudante quanto como visitante. Se você gostar deste post, visite o meu blog com várias dicas de viagem sempre contadas com uma leve pitada de bom humor.

Quando fui a Londres, meu objetivo principal era melhorar o meu inglês, mas encontrei muito mais que isso. Londres é uma das cidades mais incríveis que já visitei. Lá você vai encontrar uma cidade muito organizada e eficiente, gente do mundo inteiro (é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo) e muita coisa para fazer todos os dias.

Depois de pesquisar bastante em fóruns na internet, escolhi estudar inglês por três semanas na escola Malvern House, por acreditar ter o melhor custo benefício. E não me arrependi! A estrutura da escola é ótima, e o método e professores também. Eu tinha cerca de 4h30 de aulas por dia, em turmas pequenas, de segunda a sexta, o que me ajudou a melhorar e praticar meu inglês, e relembrar muitas coisas que eu tinha esquecido. Também nos divertíamos muito tentando fazer os japoneses pronunciarem “Really“.

A escola também oferece várias opções de moradia durante o período de estudos. Eu escolhi alugar um quarto numa casa. Recomendo também ficar na Zona 1 ou 2, pois as outras são muito afastadas do centro da cidade. Como brasileiros estão por toda parte, na casa que fiquei, das 10 pessoas que estavam lá alugando quarto, 6 eram brasileiros. É preciso muita disciplina para praticar o inglês nessa situação! Os outros vinham da Espanha, Uzbequistão, Japão e Taiwan.

Nessa viagem conheci pessoas muito legais, que foram ótimas companhias para sair.

Mobilidade em Londres:

Na minha opinião, Londres possui o melhor sistema de metrô de todos que eu já conheci. Fiquei encantado em como a rede é imensa, rápida, limpa, bem sinalizada e funciona muito bem. É muito raro ver os trens lotados e há estações de metrô em quase todos os lugares. Além disso, o sistema de ônibus também é muito bom e funciona durante a madrugada.

Eu estava conseguindo ir bem nas aulas, e conversar com as pessoas em inglês, e achei que meu inglês estava bom, até que numa das minhas voltas para casa, o trem parou em uma estação e algo foi anunciado nos auto-falantes do trem (e eu não entendi nada). Então, metade das pessoas saiu do trem enquanto a outra metade ficou, o que me deixou desesperado e sem saber o que fazer. Se todos saíssem ou todos ficassem seria fácil decidir, era só fazer o mesmo que todo mundo, mas nesse caso fiquei indeciso. Felizmente, depois de cerca de 10 minutos o trem voltou a andar. Não tente também entender irlandeses e escoceses, principalmente se estiverem bêbados.

Museus:

Londres é a cidade dos museus. Há um monte deles, e muitos são gratuitos.

No Museu dos Transportes (London Transport Museum) você pode conhecer tudo sobre o metrô de Londres, o primeiro do mundo, e muitos outros meios de transporte.

Outra visita imperdível é a do Museu Britânico (British Museum), que possui obras antigas e bem conservadas do Egito, Grécia e muitos outros lugares. Excelente para quem gosta de história.

O Museu de História Natural de Londres (Natural History Museum) acolhe inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies ou items, catalogados em cinco grandes grupos: Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia.

O Museu de Ciência (Science Museum) conta a história da ciência através de exemplos práticos, com fotos, vídeos, computadores, hologramas e todo tipo de engenhosidade imaginável.

Um dos mais divertidos é o Madame Tussauds, que possui réplicas em cera quase idênticas de personalidades famosas.

Em frente ao Museu Britânico
Peças egípcias no Museu Britânico
Eu, Angelina Jolie e o Smiley no Madame Tussaud
Dando uma força a Professor Xavier
Pelé no Madame Tussauds
Ajaiô, os filhos de Gandhy também estão no madame Tussauds

Sair em Londres:

Uma das coisas que eu sentia falta na Europa era de lugares pequenos com bandinhas locais tocando. A maioria dos lugares não tocava rock, e era sempre DJ.

A Inglaterra foi o único país da Europa que visitei onde o rock não morreu. Em um monte de pubs, há ótimas bandas locais tocando. Rock de todo o tipo, e com muita qualidade. Normalmente eles colocam DJ entre uma banda e outra e também no final. Sem falar na variedade de boas cervejas servidas nesses pubs.

O bairro de Piccadilly Circus é o melhor lugar para sair à noite. Lá, há uma infinidade de pubs e boates muito bons, e transporte para vários lugares da cidade mesmo de madrugada. Lá, nós gostávamos muito de ir ao pub O’neils, que toca mais rock e pop/rock e também DJs e à boate Zoo Bar, com vários ambientes e músicas do momento. Sempre bebendo a famosa cerveja Guiness ou cervejas inglesas. Andando por Piccadilly Circus você vai encontrar muitas outras boas opções de lugares para se divertir.

Cervejas num pub londrino
Festa em Londres (O’Neils)
Festa em Londres (Zoo Bar)
Piccadilly Circus

O que comer:

Ok, a cozinha inglesa não é essas coisas todas, mas vale a pena você experimentar assim mesmo.

O prato mais conhecido é Fish and Chips, que nada mais é do que um peixe empanado com batatas fritas. O que isso tem de mais? Nada. Mas se você já está em Londres não custa nada experimentar.

Em alguns restaurantes também é possível encontrar comida do interior, sempre muito calórica e um pouco exótica. Vale a pena provar também.

Comida típica do interior da Inglaterra

Camden Town:

Camden Town é um dos bairros mais legais para visitar em Londres. Bastante alternativo, com muita coisa legal para ver, comprar e comer nos muitos mercados do bairro.

Camden Town
Camden Town
Camden Town
Camden Town

Troca da guarda real:

A troca da guarda acontece todos os dias às 11h30 no palácio de Buckingham e é um dos eventos que mais atrai turistas em Londres. É um verdadeiro show e muito divertida. Além de toda a encenação, os soldados tocam músicas tradicionais e também atuais, como Michael Jackson, Queen etc.

Palácio de Buckingham
Palácio de Buckingham

Outros pontos turísticos a visitar:

Tower Bridge
Parlamento
Abadia de Westminster
Big Ben e tradicional táxi
London Eye