Lugares para aprender sobre a historia política da cidade e do país
Museus, institutos, arquivos e centros para quem quiser opinar sobre política só depois de aprender um pouco de história
Em tempos de muitos compartilhamentos de vídeos e montagens sem conteúdo nas redes sociais, o Catraca Livre preparou uma lista com os lugares mais interessantes para se visitar na cidade. São museus, institutos, arquivos e centros que reúnem acervos e atividades convenientes para quem quer aprender um pouco mais sobre a história da cidade e do país.
[tab:Memorial da Resistência]
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- 5 lugares tão legais ou mais que Curitiba para conhecer no Paraná
- Descubra 4 lugares tranquilos para passear na Bahia
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
Localizado ao lado da Pinacoteca, o Memorial foi sede, entre 1940 e 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP (http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/download/PDFDeops.pdf). Por isso que seu acervo, dedicado à resistência à repressão políticas do Brasil republicano, é voltado principalmente para o período da ditadura Militar.
Largo General Osório, 66 – Bom Retiro
Tel.: 3335-4990
[tab:Museu Anchieta]
Museu Anchieta (Pateo do Collegio)
O museu possui um acervo voltado para o nascimento e a fundação da cidade. Peças de arte sacra, painéis e até uma maquete mostram como era a Vila de São Paulo dos Campos de Piratininga e como foram suas primeiras décadas.
Praça Pátio do Colégio, 84 – Centro
Tel.: (11) 3105 6899 – Ramal 126
[tab:Museu Paulista]
Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga)
O museu, integrado à Universidade de São Paulo desde 1963, tem como tema central a vida na cidade na passagem do século XIX para o século XX. O Acervo contempla o trabalho, a vida doméstica e o comportamento social dos paulistanos, além de passar também pela Independência do Brasil.
Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga
Tel.: (11) 2065-8000
[tab:Memorial da América Latina]
No conjunto arquitetônico de 84.000 m², projetado por Oscar Niemeyer, é possível encontrar exposições, oficinas e palestras, além de espetáculos de música e dança. A biblioteca coloca à disposição do público em geral informações sobre a produção cultural da América, com livros, teses, periódicos, DVDs, fitas VHS, fitas cassete e CDs.
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel.: (11) 3823-4600
[tab:Arquivo Público]
Arquivo Público do Estado de São Paulo
O arquivo funciona como um serviço público de consulta aos documentos que integram uma parte da memória da sociedade. Fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais, revista e documentos públicos podem ser vistos em seus formatos originais ou em microfilme. Destaque para o acervo online com a documentação do Departamento de Ordem Política e Social, o Dops-SP. São 274.105 fichas e 12.874 prontuários usados pelo órgão na repressão à sociedade civil.
Av. Cruzeiro do Sul, 1777 – Santana
Tel.: (11) 2089 -8100
[tab:Instituto de Estudos Brasileiros]
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)
Criado por Sérgio Buarque de Holanda em 1962, o órgão da Universidade de São Paulo ganhou recentemente um novo espaço, onde é possível consultar com conforto seu rico acervo sobre a história e as culturas do Brasil. São documentos, livros, separatas, teses, periódicos e partituras que podem ser conferidos em suas versões originais ou digitalizadas. Há ainda uma coleção de artes visuais, com mais de 8 mil peças originais dos grandes nomes da arte brasileira.
Av. Prof. Mello Morais, travessa 8, nº 140 – Cidade Universitária
Tel.: (11) 3091-1149
[tab:Memorial de 32]
Memorial de 32 – Centro de Estudos José celestino Bourroul
Doado pelo engenheiro José Celestino Bourroul , o acervo do memorial contempla o maior número possível de publicações sobre a Revolução constitucionalista de 1932, além de obras sobre a etnografia, sociologia e etnologia brasileiras. O material está aberto ao público para consulta.
R. Benjamin Constant, 158 – 4o and. – Bela Vista
Tel.:(11) 3104-5050
[tab:Museu da Imigração]
O museu funciona no edifício da antiga Hospedaria dos Imigrantes, local que recebeu as dezenas de milhares de recém-chegados à cidade na passagem entre os séculos XIX e XX. Representa, assim, parte importante da história paulista, mostrando a época em que a cidade presenciou o crescimento da industrialização e a multiplicação de influências culturais.
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Tel.: (11) 2627-8054
[tab:Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo]
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP)
O IHGSP foi criado em 1894 para coordenar a produção historiográfica e geográfica do estado. Hoje, o instituto oferece uma boa programação cultural, com exposições, eventos, passeios e cursos voltados para os temas das ciências humanas e seus métodos de produção.
Rua Benjamin Constant, 158 – 7 Andar – Centro
Tel: (11) 3242-8064
[tab:Museu AfroBrasil]
Com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da presença negra na formação da cultura e da sociedade brasileiras, o museu reúne uma série de possibilidades de interação para o visitante. Além de poder conferir as pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, é possível conferir as publicações da biblioteca, que conta com obras raras sobre o tráfico atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil.
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera Portão 10 – Moema
Tel.: (11) 3320-8900
[tab:Museu da Faculdade de Direito]
Museu da Faculdade de Direito da USP
O museu reúne o acervo da escola mais tradicional da cidade, com documentos, publicações e obras de arte que fazem parte da história das Arcadas. O acervo contempla também a participação da Faculdade de Direito em momentos importantes da história brasileira.
Largo São Francisco, 95 – Centro
Tel.: (11) 3111-4000
[tab:Centro Universitário Maria Antônia]
Centro Universitário Maria Antônia USP
Na antiga sede da Faculdade de Filosofia da USP, o Centro Universitário foi palco, em 1968, do episódio conhecido como “Batalha da Maria Antônia”, quando estudantes da USP, ligados ao movimento estudantil, e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apoiadores do Regime Militar, se confrontaram no meio da rua que ligava as duas instituições. O contexto dessa história é relembrado esporadicamente durante os eventos, cursos e exposições do Centro, que trazem sempre novidades das artes plásticas e visuais.
Rua Maria Antonia 258 e 294 · Vila Buarque
Tel.: (11) 3123 5200
[tab:Casa de Dona Yayá]
No tradicional casarão do Bixiga funciona o Centro de Preservação Cultural da USP, que tem como função a conservação e valorização do patrimônio cultural paulistano e brasileiro. No local ocorrem várias atividades de música, dança e artes visuais que, ao mesmo tempo, promovem entretenimento e fruição de patrimônio cultural.
Rua Major Diogo, 353 – Bela vista
Tel.: (11) 3106-3562