Mala extraviada: o que fazer?

Por: Catraca Livre

Essa é uma preocupação recorrente entre os viajantes. Seja em sua primeira ou milésima viagem, com certeza você fica com medo que isso aconteça com você e só de pensar o transtorno que vai trazer já começa a dor de cabeça.

Reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a evitar que isso aconteça e, caso você seja “sorteado”, saiba o que fazer.

Os motivos mais comuns para o extrativo da bagagem:

  1. Conexões: Esse é o maior motivo de extravio de bagagem. É quando você faz um conexão em algum aeroporto e na hora de trocar de aeronave sua mala não vai, fica no aeroporto ou vai até parar em outro voo. As razões para isso acontecer são variadas, desde pouco tempo para troca de aeronave, o que faz a companhia aérea optar por deixar as bagagens para trás ao invés de atrasar o voo, até desatenção ou má vontade de funcionários.
  2. Falha interna: Pode haver alguma leitura errada das etiquetas ou uma falha mais grave da companhia aérea ou da terceirizada responsável no processo entre o check-in e a colocação da bagagem. Também pode acontecer da etiqueta se perder e sua bagagem ficar sem identificação.
  3. Furto: Tanto na área interna quanto na área externa do aeroporto
  4. Engano: Algum outro passageiro pegar sua mala na esteira achando que dele.

Como evitar

  • Evitar fazer o check-in muito próximo ao horário de embarque
  • Evitar conexões com menos de 1 hora em voos domésticos e 2h30 em voos internacionais
  • Evitar conexões enter diferentes companhias aéreas, principalmente se não fizerem parte da mesma aliança ou não possuírem termo de compartilhamento de voo.
  • Retire todas as etiquetas de voos antigos
  • Confira, durante o check-in, as informações na etiqueta que será colocada em sua mala, especialmente o destino final.
  • Informe-se sobre os procedimentos para retirar (em alguns lugares, mesmo durante conexão você pode precisar retirar e despachar novamente, como em cidades americanas para o processo de imigração).
  • Identifique sua mala. Coloque acessórios que permitam diferenciá-la na esteira e também tag com suas informações legíveis (coloque uma também dentro da mala, por segurança).
  • Utilize cadeados

Para saber quais são seus direitos em relação ao assunto, acesse o Blog Ludevie.