Marcos históricos dos limites de SP são tombados e devem ser restaurados

A expectativa é que mais marcos sejam encontrados e restaurados

São Paulo cresceu muito nos último cem anos. A prova é que no meio da cidade se localizam alguns marcos que, quase um século atrás, sinalizavam os limites da capital paulista e o início das estradas de acesso aos municípios vizinhos.

O Marco Zero, na Sé foi tombado em 2007 e é bem cuidado. Os outros três recém-tombados estão deteriorados.

São três blocos deteriorados de concreto que, segundo informa O Estado de S. Paulo, foram tombados  pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambientaç de São Paulo) no final do mês passado e, agora, serão restaurados.

“Os três marcos são os únicos – além do marco zero da Sé, tombado em 2007 – localizados pela Prefeitura. Um fica na altura do número 5.135 da Avenida Francisco Morato, no Butantã; outro na Rua França Pinto, na esquina com a Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana; e o terceiro, na frente do número 375 da Rua Silva Bueno, no Ipiranga. Eles estão rachados, pichados e sem placas de identificação – apenas o do Ipiranga tem correntes para proteção”, diz a reportagem.

Segundo a presidente do Conpresp, Nadia Somekh, o órgão pretende restaurar esses marcos e pesquisar se há outros na cidade que resistiram às alterações urbanas dos últimos 100 anos. A expectativa é que haja outros esquecidos pelos bairros da capital.

Leia a matéria na íntegra.