Minas tem gruta com paredões de rochas pontudas e cânion

A Gruta do Salitre forma um cânion com diversas rochas pontudas.

Com formas pontiagudas e uma aparência que lembra igrejas medievais e catedrais góticas, uma gruta a quatro horas ao norte de Belo Horizonte (MG) é no mínimo curiosa de ser visitada. A Gruta do Salitre, em Diamantina, forma um cânion com diversas rochas pontudas. São diversos salões, do qual o maior possui 65 metros de largura e 5 metros de altura. 

As rochas de quartzito atraíram a atenção de mineradores no passado. A região já foi foco do extrativismo mineral do salitre, material necessário na produção da pólvora negra. O destino também serviu de abrigo para escravos fugitivos.

Quem vai para lá geralmente se hospeda em Diamantina, que fica a 9 km. A gruta fica perto da estrada, ou seja, não é preciso andar muito para explorá-la. É possível conhecê-la sozinho, mas o indicado é ir com um guia ou que a visita seja feita em tours. Para os mais aventureiros, há a opção de fazer rapel por R$ 60 (70 metros) ou R$ 35 (15 metros) com o Marconi Leão, do Quintal Radical.

Uma curiosidade do destino é que muito provavelmente se você gosta de música erudita ou tem mais de 30 anos e assistia às novelas da extinta TV Manchete já ouviu falar da gruta. Ela apareceu em telenovelas do canal, foi o local de gravação do filme Xica da Silva e é conhecida por ter uma ótima acústica. Por isso mesmo, já ocorreram alguns concertos ali. Duvida? Então dê uma olhada nas fotos abaixo, que muitas vezes não traduzem a grandiosidade da gruta.

Por Wanderluster