Monumentos, jardins e mercados: Descubra os pontos mais importantes de Bologna sem gastar um cêntimo.
Inicie um passeio a pé pela Piazza Maggiore, o coração da cidade. Aberta no século XIII, foi palco de teatros e espetáculos nos séculos passados. Hoje é o ponto de encontro da cidade, com projeções de filmes ao ar livre no verão. Ali, estão localizados alguns palácios e igrejas, como a Basílica di San Petronio, a maior igreja de Bologna e a quarta maior da Itália, e o Palácio D´Accursio, sedes do Museo Morandi e da Collezione Comunali d´Arte.
Ao lado, no centro da Piazza Neptuno, aberta em 1564, encontra-se uma fonte em bronze e mármore de mesmo nome, com uma grande estátua do Deus dos Oceanos. Ainda na praça, se encontra o Palácio Re Enzo, que está ligado ao Palácio de Podestà, o mais antigo edifício público de Bologna, construído no século XIII.
O símbolo de Bologna são as Duas Torres (Asinelli com 97,20 m e Garisenda 48,16m), construídas no século XI. Para ter uma vista panorâmica da cidade, vá até o miradouro San Michele in Bosco. A cidade também é rica em espaços verdes, como o Orto Botanico da Universidade de Bologna, criado na metade do século XVI por iniciativa do cientista Ulisse Aldrovandi, onde se encontram cerca de 5 mil exemplares de plantas da flora típica italiana, além de outras exóticas e tropicais.
O Giardini Marguerita, inaugurado em 1879, foi dedicado à mulher do Rei da Itália Umberto I. Hoje, é um dos parques públicos mais frequentados de Bologna. Quem procura estudar ao ar livre nos dias de bom tempo pode ir ao Parco San Leonardo. O Parco Montagnola, além de diversas atrações para adultos e crianças, tem uma feira com produtos étnicos.
Outro passeio a não perder são os Mercati, feiras e mercados abertos onde se encontram de tudo, entre alimentos a vestuário, a preços incríveis. O La Piazzola, na Piazza VIII de Agosto, também tem produtos de segunda mão. O Mercato Antiquário Cittá di Bologna, na bela Piazza Santo Stefano, vende quinquilharias, móveis, quadros e objetos modernos. Para comprar frutas e verduras frescas, a Piazza Aldrovandi tem uma grande oferta de produtos que na maioria dos casos são cultivados pelos próprios vendedores. Para finalizar, não deixe de fazer um giro pelas 12 Porte da cidade com o autobus circular 32.
Basílica di San Petronio
A maior igreja bolognesa foi criada em 1390, dedicada ao patrono citadino (o oitavo bispo de Bologna de 431 a 450). No seu interior, está localizado um grande relógio solar e também abriga o Museo di San Petronio aberto em 1894.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Piazza Maggiore
Telefone: 0039 051 231415
Horário: todos os dias das 07h45 às 13h15 e das 15h00 ás 18h30. Durante as atividades religiosas a visita turística pode ser suspensa.
Preço: Entrada Catraca Livre
Giardini Marguerita
O jardim tem atividades diurnas e noturnas. No início da primavera, torna-se roteiro obrigatório na cidade. Atividades de entretenimento para todas as idades e um ótimo lugar para relaxar.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Viale Meliconi, 1
Telefone: 0039 051 307593
Site: www.chaletdeigiardinimargherita.it
Horário: de abril a setembro das 06h às 24h; de outubro a março das 07h00 às 18h00
Preço: Entrada Catraca Livre
Parco della Montagnola
Além da famosa feira com muitos produtos étnicos, o parque é o local de diversas atividades culturais. O espaço também está disponível para realização de festas e eventos.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Via Irnerio, 2/3 40126
Telefone: 051 19984190
Site: www.montagnolabologna.it
Preço: Entrada Catraca Livre
Mercato La Piazzola
Aqui, se encontram roupas, sapatos, acessórios, roupa íntima a um preço muito baixo.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Piazza VIII Agosto
Horário: toda sexta-feira e sábado de manhã até o fim da tarde
Preço: Entrada Catraca Livre
Mercato Delle Antiquario Città di Bologna
A maioria dos produtos vendidos são antiguidades, mas existem também nesta feira artigos modernos.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Piazza Santo Stefano
Horário: A cada segundo domingo do mês e sábado antecedente (excluindo julho e agosto) das 08h às 18h no inverno; 08h30 às 19h (verão)
Preço: Entrada Catraca Livre