Moradores e universitários mapeiam atrações do Bixiga
Objetivo é promover o resgate histórico e a revitalização do tradicional bairro do centro de São Paulo
Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu criaria um guia que sinalizasse todas as atrações que ela tem. Foi exatamente isso que o projeto Bixiguia fez, ao montar um mapa interativo com os principais pontos de comércio, cultura, gastronomia, saúde e serviços de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, a Bela Vista – ou Bixiga, para os íntimos.
Os pontos, que se concentram principalmente ao longo da rua Treze de Maio, estão dispostos em um mapa e separados em diferentes categorias. “Associação”, “Escola”, “Equipamento e Manutenção”, “Igreja” e “Teatro” são alguns exemplos dos alfinetes do Bixiguia.
O projeto foi uma iniciativa da associação Novolhar, que trabalha no bairro com a inclusão social de jovens e adolescentes, em parceria com a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua intenção é promover o resgate histórico e a revitalização do Bixiga.
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Top 3 destinos para viajar sozinha sem perrengue, só vibes boas
Quem quiser conferir o georreferenciamento multimídia feito pelos moradores e alunos pode entrar no site do projeto e navegar pelas ruas por onde andaram Adoniran Barbosa, Elis Regina e tantos outros.