Moradores e universitários mapeiam atrações do Bixiga

Objetivo é promover o resgate histórico e a revitalização do tradicional bairro do centro de São Paulo

Por Redação
26/04/2013 13:35 / Atualizado em 04/05/2020 11:41

Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu criaria um guia que sinalizasse todas as atrações que ela tem. Foi exatamente isso que o projeto Bixiguia fez, ao montar um mapa interativo com os principais pontos de comércio, cultura, gastronomia, saúde e serviços de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, a Bela Vista – ou Bixiga, para os íntimos.

Os pontos, que se concentram principalmente ao longo da rua Treze de Maio, estão dispostos em um mapa e separados em diferentes categorias. “Associação”, “Escola”, “Equipamento e Manutenção”, “Igreja” e “Teatro” são alguns exemplos dos alfinetes do Bixiguia.

O projeto foi uma iniciativa da associação Novolhar, que trabalha no bairro com a inclusão social de jovens e adolescentes, em parceria com a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua intenção é promover o resgate histórico e a revitalização do Bixiga.

Quem quiser conferir o georreferenciamento multimídia feito pelos moradores e alunos pode entrar no site do projeto e navegar pelas ruas por onde andaram Adoniran Barbosa, Elis Regina e tantos outros.

O guia foi feito por jovens moradores do bairro em parceria com universitários e reúne várias dicas de pontos de comércio, cultura e serviços em um mapa interativo
O guia foi feito por jovens moradores do bairro em parceria com universitários e reúne várias dicas de pontos de comércio, cultura e serviços em um mapa interativo