Museus franceses celebram 8º centenário do rei Luis 9º com exposições especiais

No ano em que se comemora o 8º centenário de nascimento do rei Luis 9º, o Centro de Monumentos Nacionais da França realiza duas grandes exposições para festejar o rei que se tornou santo. Até 11 de janeiro de 2015, a exposição “Saint Louis” acontece no Hall of Men na Conciergerie –residência real onde Luis 9º deixou sua marca e construiu sua grande obra-prima a Sainte-Chapelle.

O Conciergerie é palco da exposição “Saint Louis” que homenageia o reinado de Luis 9º

Já o Château D’angers será palco da exposição “Saint Louis, o rei da França em Anjou”. Coroado em 1226, com 12 anos, Louis 9º tornou-se um modelo de prestígio para o reino e para a dinastia dos Capetos, tanto como majestade como um santo com sua canonização 27 anos após sua morte. A mostra, que vai até 25 de janeiro, explora esse reinado, as coroações de reis franceses e as mais delicadas expressões da arte do século 13.

O Château D’angers também prestará sua homenagem ao rei que virou santo

A exposição “Saint Louis”, na Conciergerie, fica aberta diariamente das 9h30 às 18h, com exceção de 25 de dezembro e 1º de janeiro. Às quartas-feiras há entradas noturnas a partir das 20h. Já no Château D’angers, a exposição funciona diariamente das 10 às 17h30 (com exceções nas mesmas datas). Os ingressos saem por 8,50 euros (cada) ou com preço reduzido por 5,50 euros.

No Brasil, o Centro de Monumentos Nacionais da França é representado pela CCHotels.