Na Cracolândia psiquiatra se veste de palhaço
Nos últimos dois meses a Cracolândia vem recebendo a visita de um palhaço especial. Flavio Falcone, 33 anos, é o psiquiatra que se veste de palhaço e sai pelas ruas da região para se aproximar dos usuários a fim de convencê-los a buscar tratamento. Bruno Paes Manso, jornalista do Estadão, passou um dia ao lado de Falcone e descreveu como é esse trabalho voluntário.
Com o nome de o palhaço Fanfarrone, ele ganha a simpatia e confiança dos usuários. Para ele a Cracolândia é a sombra da cidade de São Paulo. Formado pela Universidade de São Paulo, ele decidiu ingressar na carreira aos 14 anos quando sonhou que estava tratando de dependentes químicos.
Durante a faculdade, Falcone fez aulas de clown para se livrar da depressão. “O palhaço lida com as sombras. Ele revela o lado ridículo de situações que, às vezes, levamos muito a sério. Eu sempre fui uma pessoa tímida. Passei a rir de mim mesmo, o que foi mais eficiente do que qualquer terapia. Parece que, hoje, renasci e vivo em outra encarnação”, diz. Leia matéria completa