Nordeste é destino preferido dos europeus

Italianos e portugueses se destacam entre os turistas que mais visitam a região

17/02/2014 10:23 / Atualizado em 18/02/2014 22:26

As cidades do Nordeste são os principais destinos dos turistas europeus que visitam o Brasil. Os viajantes de pelo menos seis países do continente ocupam lugares de destaque entre os estrangeiros que buscam sol e praia em cidades como Fortaleza, Natal, Recife, Porto Seguro e Salvador.

Os italianos foram os principais visitantes Fortaleza em 2012, segundo a pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo, divulgada na semana passada. Mais de 20% dos estrangeiros que visitaram a cidade são originários da Itália.  Da lista dos dez maiores emissores de turistas para a capital cearense, constam também outros países europeus como Portugal, França, Suíça, Espanha e Holanda, além de países de outros continentes.

A praia de Genipabu é um dos principais destinos no litoral do RN
A praia de Genipabu é um dos principais destinos no litoral do RN

Em Natal, os italianos também foram maioria em 2012. Dos estrangeiros que lá desembarcaram, 19,1% são da Itália e 14,3% de Portugal. A capital do Rio Grande do Norte atraiu também, entre os europeus, visitantes da Espanha, Noruega, Alemanha, França e Suíça.  São os mesmos países que mandaram também um grande contingente de turistas para Recife, sendo os alemães os mais numerosos, com 11% de participação no receptivo recifense.

Em dois dos principais destinos da Bahia, Salvador e Porto Seguro, os europeus de seis nacionalidades também marcaram presença na lista dos dez mais. As primeiras colocações, no entanto, ficaram com a Argentina e os Estados Unidos, principais países emissores de turistas para o Brasil. Apesar da hegemonia europeia no Nordeste, argentinos e americanos dividiram o espaço com os europeus.

Perfil

O gasto médio per capita por dia desses turistas que visitam o Brasil é US$ 79,41. A permanência média é de 27,2 dias.  Entre os motivos da viagem a lazer, sol e praia (68,6%) despontam como o principal fator.

Eles optam preferencialmente por hotel, flat ou pousada (47,1%) como tipo de alojamento. Casa de amigos e parentes (34,1%) também está entre os mais citados.

A maioria vem sozinho (51,6%). Em menor percentual, casal sem filhos (16,1%), amigos (15,1%) e família (12,7%).