Novo padrão: empresas aéreas querem bagagem de mão menor
Vai viajar de avião? Fique de olho. As companhias aéreas querem adotar um novo padrão para a bagagem de mão. Quem costumava levar mochilões, inúmeras sacolas e malas dentro do avião vai ter de se adaptar. A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) anunciou na última terça-feira, dia 9, em Miami (EUA), um padrão para a bagagem de mão.
Caso o novo padrão seja aprovado, as malas admitidas a bordo terão de ter 55 cm de altura por 35 cm de largura e 19 cm de profundidade. Uma diminuição significativa, já que algumas companhias, por exemplo, aceitava os passageiros transportarem uma mala com 56 cm de altura, 45 cm de largura e 25 cm de profundidade.
- Entenda as mudanças nas regras de bagagem que a Latam e a Gol começaram a aplicar
- Voa Brasil: como comprar passagem aérea a R$ 200
- Bagagem: Gol e Latam anunciam importantes mudanças nas regras
- Latam lança passagem mais barata para quem viaja sem bagagem
Hoje, as medidas variam de companhia para companhia, mas algumas permitem mesmo que os passageiros levem uma segunda bagagem.
Com as novas dimensões, as malas vão entrar sem dificuldades tanto no compartimento superior quanto sob a poltrona da frente dos aviões.
Além de definir novo padrão de malas, a Iata também criou um selo, o “Iata Cabin OK”, que certifica que a mala está de acordo com os padrões definidos.
O novo padrão já está valendo, mas as empresas e as fabricantes de malas terão até cinco anos para a adaptação. A Azul e a Avianca já anunciaram que vão adotar o novo padrão em breve.
Segundo a Iata, não significa que um passageiro vai ser barrado por carregar malas acima dos parâmetros propostos, a intenção é melhorar a situação atual, desregulada. (por multtitrip)