O Brasil visto lá de fora

23/10/2015 15:01

Vivemos um momento difícil no Brasil. Corrupção, crise financeira, inflação, problemas urbanos e uma desconfiança sem fim sobre nosso futuro e com nossos políticos.

Aí você viaja pelo mundo e vê notícias parecidas em todos os países. Economia instável, pessoas ganhando pouco e trabalhando demais, racismo, xenofobia, guerras, insatisfação com lideranças de todo o tipo e (ela de novo) a corrupção. Da Suíça ao Brasil. De Portugal ao Egito. Problemas globais e que todas as nações estão tentando lutar contra.

Diana e Leo são filmmakers e estão viajando o mundo para gravar 80 clipes com bandas de rock de mais de 20 países
Diana e Leo são filmmakers e estão viajando o mundo para gravar 80 clipes com bandas de rock de mais de 20 países

Nos países que escolhemos para levar nosso projeto Around The World in 80 Music Videos, sempre tentamos viver de perto a vida local, já que convivemos com bandas e artistas de cada uma das cidades que visitamos por algum tempo. E como os problemas são os mesmos, sempre tentamos falar sobre como cada país é visto do lado de fora.

E esse texto tenta trazer um pouco do que nós temos visto por aí, pelos olhos estrangeiros.

  1. Dizer que é brasileiro abre portas e sorrisos. Muitas bandas só aceitaram participar do nosso projeto depois que falamos isso. O Brasil é bem-vindo.
  1. O Brasil tem uma imagem intangível de otimismo, alegria e paz. Essas são as primeiras coisas que o nome do nosso país traz sem você falar mais nada.
  1. Quase ninguém nos pergunta sobre futebol. Porém, piadas de 7 a 1 não passam em branco em nenhum lugar. rs
  1. A música brasileira é referência de qualidade para a maioria das bandas. Tim Maia, Gilberto Gil e Tom Jobim são os nomes que mais ouvimos por aqui.
  1. Ayrton Senna talvez seja um do grandes ícones globais de garra e paixão por um país. Não tem lugar no mundo que não exaltam o Senna pra nós.
  1. Poucos conhecem sobre nossa geografia. Porém todos sabem das belezas de nossas praias e receptividade do nosso povo.
  1. E por último, sempre ouvimos: “vocês brasileiros trabalham demais”. Essa é a visão profissional e de dedicação que eles têm dos brasileiros que conheceram.
Como não temos uma rede brasileira pra deitar, improvisamos um cochilo no sofá mesmo depois de um dia de gravação.
Como não temos uma rede brasileira pra deitar, improvisamos um cochilo no sofá mesmo depois de um dia de gravação.

A gente acha que tudo isso resume bem a forma como o Brasil é visto lá fora. Somos felizes de poder constatar isso a cada lugar e pessoa que visitamos. E dá ainda mais saudade da nossa terra.

Esta semana estamos lançando o clipe que gravamos no Cairo, Egito, com uma das maiores bandas de rock do Oriente Médio, a Cairokee. Assista abaixo! Para acompanhar nossos próximos clipes e nosso trabalho genuinamente brasileiro pelo mundo, nos siga no Facebook, Instagram e YouTube.