EM ALTA

O mistério das formigas bordadeiras

No município da Serra (ES) está localizado um lugar de fé e de milagres, a Associação Nossa Senhora das Lágrimas, mais conhecida como as formigas bordadeiras.

Em uma visita ao local, a voluntária Rosana que recebe os visitantes, nos conta um pouco mais essa história “mágica”.

Em 1990 ocorreu a primeira manifestação de uma imagem de Nossa Senhora da Penha, que começou a chorar lágrimas humanas. Após o acontecimento, a imagem chorava todos os dias, com isso várias pessoas passaram a frequentar o local. Em 1991, a imagem chorou lágrimas de sangue (na época acontecia a Guerra do Golfo Pérsico).  Há relatos que a santa chorou sangue devido ao acontecimento da guerra e por perder vários de seus “filhos”. Nessa mesma época a santa apareceu com o rosto cheio de formigas.

 

Após alguns acontecimentos com a família que cuidava da imagem da santa, ela  passou a ter  cuidados pelo Convento da Penha e não está à mostra para visitas.

Desde 1996, as formigas deixam várias imagens da santa gravadas em folhas de árvores espalhadas pelo quintal da casa. As folhas só são recolhidas quando caem do “pé”.

Rosana nos relata que, Nossa Senhora usa as formigas para deixar mensagens para elas desde 2005, mensagens essas que são sempre menção de passagem bíblica.

 
 

Também há relatos que as formigas desenharam imagens espalhadas pelas paredes da casa, como a foto abaixo.

Ficou curioso em saber mais da história? Faça uma visita na Associação e conta pra gente o que achou! O visitante pode conhecer a igreja também que é de frente à casa.

Associação Nossa Senhora das Lágrimas
Onde: Rua Aldari Nunes, 162 , Bairro São Lourenço, Serra (ES)
Horários:: De segunda a sexta, das 13h às 16h; no 3° sábado do mês, missa às 15h, e na última quinta-feira do mês, missa às 15h