O nome é Lagoa, mas poderia ser chamado de paraíso

wp-image-774068
Vista das falésias de Senhora da Rocha, em Porches[/img]

Lagoa está Inserida numa zona tradicionalmente agrícola e de importante produção vinícola e  encontra-se numa pequena colina numa zona de planícies onde terá existido uma lagoa que deu o nome à cidade. O encantador centro histórico, com casas caiadas, ruas de paralelepípidos e postes de iluminação adornados com flores, tendo uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Luz. Reconstruída em finais do século 18 após o terremoto de 1755, a igreja mantém ainda a sua porta original do século 16, em estilo manuelino, e contém algumas peças religiosas dos séculos 17 e18.

 
Créditos: User
 

No verão, acontece a Fatacil (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria) no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa. Por outro lado, alguns edifícios históricos da cidade foram restaurados para servirem a cultura, como é o caso da Biblioteca Municipal e do Convento de São José, também Centro Cultural de Lagoa que acolhe vários espetáculos e exposições durante todo o ano. O Auditório Municipal recebe também numerosos espetáculos e outros eventos durante a semana, enquanto que no Parque Municipal das Fontes, ao norte de Estômbar têm diversas atividades culturais, incluindo teatro, dança e festivais de folclore.

As Freguesias: Carvoeiro; Estômbar e Parchal; Ferragudo e Porches; Lagoa

Nos últimos 15 anos, Lagoa registrou um dos maiores níveis de desenvolvimento econômico do Algarve. E a população residente cresceu dramaticamente.

 As freguesias do Carvoeiro e Ferragudo são lendárias pelas suas praias e infra-estruturas turísticas, enquanto Porches é famosa pela cerâmica. E como se tudo isto já não bastasse, Lagoa é também conhecida pela vitivinicultura, a mais produtiva do Algarve. Os vinhos de mesa fortes, secos, tintos ou brancos, ligeiramente fortificados, são produzidos a partir de uvas da região de Lagoa. Todos os visitantes são bem-vindos para fazerem uma visita guiada (tem que marcar), à adega (na EN 125 à entrada de Lagoa) e acompanhar parte do processo de fabricação do vinho. As visitas guiadas acontecem diariamente das 09h às 12h e das 14h às 16h.

Apesar do seu maravilhoso centro histórico, vinícolas fantásticas e seus campo de golf, a fama de Lagoa se dá pelas praias e grutas marinhas!

As principais praias são:

 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 

A gruta marinha mais famosa e talvez a mais fotografada e compartilhada nas redes sociais pelo mundo está localizada em Porches, na Vila de Benagil: A Catedral ou Algar de Benagil.

Localizada em Benagil, com acesso feito pelo mar ou nadando (mais de 800 metros), é uma das grutas mais fotografadas do mundo e compartilhadas pelas redes sociais. É uma formação geológica incrível! Esta gruta marinha tem uma impressionante particularidade: um buraco no topo e oculta uma praia no seu interior e, por isso, é conhecida localmente por “A Catedral” (lembra o domo de uma catedral). Este recanto da natureza quase primitiva, encontra-se protegido por uma alta falésia, podendo ainda ser encontradas as mais belas grutas da costa Algarvia. É procurada pela alta qualidade e transparência das suas águas, bem como pela sua riqueza e biodiversidade marinha. Mas não é a única gruta importante na costa algarvia, assim como esta existem outras grutas marinhas que podem ser visitadas de barco.

 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 
 
Créditos: User
 

O Concelho de Lagoa como todo o Algarve é maravilhoso! No verão europeu é um dos balneários mais procurados. Para mais informação sobre este e outros 15 Concelhos visite www.malaparadois.com ou escreva malaparadois@gmail.com

Complemente suas informações sobre o Concelho de Lagoa & Algarve com lindas fotos, histórias e dicas essenciais sobre o Algarve: Revista “Mala para Dois”, edição nº 7-Outubro de 2014 – Algarve

Textos e fotos: Edi Marques & Flávia Ghelli, do site www.malaparadois.com; Facebook: malaparadois