O que fazer em um dia em Cancún

Nós, do blog Profundo no Mundo, estamos morando em Cozumel, uma ilha do México, há um pouco mais de 2 meses, para fazer cursos de mergulho e melhorar nossas técnicas de captação subaquática. Agora que já conhecemos bem a ilha, resolvemos começar a explorar o que mais o Caribe Mexicano tem pra oferecer. E o primeiro destino que escolhemos foi Cancún!

Esse é um passeio que pode ser feito tranquilamente em 1 dia, e isso vale tanto para o trajeto Cozumel-Cancún, quanto para o inverso! Então, se você está planejando férias em Cancún, saiba que é muito fácil e vale a pena separar 1 dia para conhecer a ilha!

O restaurante Bubba Gump Shrimp Co., em Cancún, é inspirado no filme Forrest Gump.

O primeiro passo é pegar a balsa até Playa del Carmen. Tem várias empresas que oferecem esse serviço, intercalando os horários, mas o preço acaba sendo meio tabelado (cerca de MX$135, que fica em torno de R$30 na conversão). Chegando em Playa del Carmen, você pode alugar um carro e ir dirigindo até Cancún (a viagem dura cerca de 1h) ou comprar uma passagem de ônibus, que foi o que fizemos. A empresa que faz o trajeto Playa del Carmen-Cancún chama ADO e pagamos MX$60 (quase R$14) cada um.

Se você optar pelo carro, dirija direto para a Zona Hotelera, que é onde tem as atrações mais interessantes para turistas. Nós chegamos na rodoviária de Cancún e pegamos um taxi até lá. Aliás, esse é um ponto que vale fazer uma observação. Fora da Zona Hotelera, realmente não existe quase nada interessante para se ver (a não ser alguns shoppings outlets). Mas também, por outro lado, nessa região, é tudo tão turístico que soa até um pouco artificial demais, pelo menos para nós, que buscamos sempre o lado mais cultural, histórico e rústico dos lugares que visitamos.

Nesse sentido, Cancún foi quase uma decepção. Isso porque quando falamos em Cancún, a primeira imagem que vem à cabeça são aquelas praias incríveis com aquele mar azul turquesa, certo? Mas acontece que, infelizmente, essas paisagens paradisíacas estão praticamente quase que inteiramente cobertas pelos hotéis e resorts construídos à beira da praia. Então se você pensa que vai poder caminhar pela avenida da praia admirando o mar de Cancún, saiba que isso não vai acontecer, simplesmente porque a avenida “da praia”, está mais para uma avenida “de hotéis”.

Mas ainda assim o passeio vale a pena, e, a não ser que você esteja hospedado em um desses resorts, vai ter que ser uma pessoa criativa e disposta a explorar outros cantos da cidade. Que foi o que fizemos! Dá uma olhada:

Bubba Gump Shrimp Co.

Um restaurante inspirado no filme Forrest Gump. Como no filme, a especialidade do local são os camarões. E eles existem em todos os formatos: frito, empanado, com côco (sim, é bom!), na manteiga, com alho…

É um restaurante meio caro, mas vale muito a pena! A comida é muito boa, a limonada com morango é refil, e a decoração vai fazer você se sentir dentro de um cenário do filme!

Playa Chac Mool

Uma das poucas praias acessíveis independente de reservas e hospedagens nos hotéis. O acesso se faz por uma rua atrás da famosa night house Coco Bongo.

É uma praia linda, mas infelizmente, ela estava dominada pelo sargaço, um problema sério que tem atingido a maior parte das praias do Caribe. Aliás, se você estiver com uma viagem planejada para essa região, dê uma pesquisada antes para saber as praias que estão afetadas pelo sargaço, para não correr o risco de “estragar” o passeio.

Playa Tortugas

Mar azul turquesa e tranquilidade na Playa Tortugas, em Cancún.

Seguindo para o norte, é a próxima praia depois da Chac Mool, e o acesso também é livre. Fica bem perto do ferry para Isla Mujeres, então é bem movimentada. Para fugir da aglomeração de pessoas que encontramos logo na entrada, caminhamos um pouco pela praia até chegarmos em uma região mais calma, onde pudemos relaxar um pouco e curtir o famoso mar azul turquesa.

Shoppings

Outra grande atração de Cancún são os shoppings, pela grande variedade de produtos importados de marca, a preços de free shop. Tem de tudo: eletrônico, roupa, calçados, decoração, óculos, relógios…

Nós fomos em 2 shoppings: Plaza Caracol e La Isla. O primeiro é um shopping no sentido mais tradicional. Já o segundo é uma estrutura a céu aberto, com as lojas em volta. É bem bonito, e vale o passeio mesmo se você não estiver com intenção de comprar alguma coisa.

Na hora de voltar, fizemos o percurso inverso: pegamos um táxi até a rodoviária, onde compramos as passagens da ADO para Playa del Carmen. Chegando em Playa del Carmen, pegamos a balsa e voltamos para Cozumel.

É um passeio bem tranquilo para ser feito em um dia, a única coisa que você tem que ficar de olho é o horário da volta, para não perder a última balsa que sai de Playa del Carmen (por volta das 22h).

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente através do nosso blog, ou da nossa página do Facebook. E, pra acompanhar a nossa viagem, siga o nosso Instagram e o nosso canal do Youtube!