O que fazer no Uruguai: dicas para curtir a terra ensolarada

Não é à toa que a bandeira do Uruguai traz um pequeno sol estampado no canto superior esquerdo. De 15 dias que passamos no país vizinho ao Brasil, 14 estavam ensolarados.

A pequena nação nem se compara em tamanho com a terra tupiniquim: são 176 mil Km² que abrigam uma população de “apenas” 3,5 milhões de habitantes – sendo que 1,8 milhão dessas pessoas vivem na capital, Montevidéu.

Começamos nossa viagem em Punta del Este, depois visitamos algumas cidades vizinhas, como Maldonado, La Barra, Manantiales, La Paloma, Cabo Polônio e Montevidéu.

Vamos contar para vocês o que achamos de mais legal, assim você fica com algumas dicas do que fazer no Uruguai caso planeje uma viagem para este simpático país.

O que fazer no Uruguai?

Parrillada, Chivito e outras maravilhas da culinária local

A culinária do Uruguai certamente agrada a maioria dos brasileiros. Grande parte dos restaurantes e bares servem churrasco, e do bom. Eles usam uma churrasqueira inclinada para assar pedaços generosos de carne vermelha, de frango, porco ou cordeiro.

As Parrillas normalmente são vendidas em forma de Parrilladas (uma porção com vários tipos de cortes e carnes) e em cortes separados. Geralmente, há uma entrada com pães, patê e azeite.

O Chivito também é uma das maravilhas locais. Consiste em mais ou menos um X-Tudo no prato: batatas fritas, filés de carne de boi, bacon, presunto, queijo, ovos e salada. Há algumas variações que vem com ou sem pão, ou alguma adição extra, como maionese, ervilha, etc.

Punta del Este e Região

A parte mais rica do Uruguai é Punta del Este. A cidade está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo, e é um dos mais charmosos da América Latina. Lembra um pouco o centro de Búzios e de Ilhabela, no Brasil, só que em uma escala mais pomposa.

Tudo por lá é muito bonito, desde os prédios, construções, até o porto e um bairro luxuoso chamado de Beverly Hills, que é cheio de mansões em colinas, no meio de árvores, jardins minuciosamente cuidados e o som de animais e pássaros.

Cabo Polônio

O principal de Cabo Polônio é a beleza natural. Há faixas enormes de areia nas duas praias desertas que cercam o local. Além disso, dá para ver leões marinhos de perto, em seu habitat natural e visitar o farol de Cabo Polônio. As pessoas em geral oferecem hospedagem para quem chega lá, e há alguns hostels para quem quer passar a noite.

Leia mais dicas no Geekness.