O que você precisa saber para decidir estudar francês no Canadá
Quando falamos em estudar francês no exterior, a primeira imagem que vem à mente é a de Paris, com sua linda Torre Eiffel ao fundo. Apesar de magnífica, a capital francesa, não é a única opção. Já considerou, por exemplo, estudar francês no Canadá? A agência de intercâmbio Descubra o Mundo reuniu aqui algumas informações úteis para quem se interessa pelo destino.
País bilíngue
Muita gente se esquece, mas o Canadá é um país bilíngue –o inglês e o francês são línguas oficiais desde 1867. A província de Québec, na costa leste, é a região francesa do país, onde 81,5% da população tem o francês como idioma materno. Placas de trânsito, livros, folhetos, bate-papo pelas ruas… Tudo em francês para quem quer mergulhar de cabeça no idioma!
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- 4 países que você nunca ouviu falar, mas deveria visitar um dia
Diferenças no francês canadense
O francês falado no Québec é bem diferente em relação ao da França. O “quebecois” tem vida própria no sotaque, nas expressões, nas gírias. Enquanto o parisiense é muito mais fechado e articulado, os fonemas no Canadá são mais abertos e nasalizados. Nada traumático, mas é preciso preparar os ouvidos.
Preço
Uma das vantagens em escolher o Canadá como destino de intercâmbio são os valores praticados. A cotação do euro tem encarecido os cursos na França, além do fato de Paris já ser uma cidade cara por natureza. O custo de vida no Canadá é também mais baixo e a passagem aérea do Brasil tende a ser mais barata. Veja aqui promoções de intercâmbio no Canadá.
Arquitetura
Os ares europeus não estão apenas no idioma. Na arquitetura também fica clara a influência do Velho Continente. Algumas paisagens de Québec e Montreal poderiam facilmente ser encontradas em cidades europeias: muros de pedra, casas coloridas de portões baixos, ruas estreitas de paralelepípedo deixam a experiência ainda mais charmosa.
Qualidade de vida
Não é novidade que o Canadá é sinônimo de qualidade de vida. O lado francês do país também reúne cidades limpas, arborizadas, organizadas, bem sinalizadas, seguras, com transporte público exemplar. Caminhar ou andar de bike faz parte da rotina: em Montreal, por exemplo, são 650 km de ciclovia!
Clima
A região leste do Canadá tem um inverno rigoroso e um verão agradável. Entre junho e agosto, as temperaturas ficam em torno dos 24ºC, 25°C. Já entre dezembro e fevereiro, os termômetros despencam, com temperaturas que podem chegar a -10°C. Apesar de geladas, as cidades ficam lindas cobertas de branco!
Para amenizar o clima dessa época, Montreal conta com uma cidade subterrânea de 32 km – a RÉSO. Os corredores abaixo das ruas protegem as pessoas do frio e são interligados com estações de metrô e prédios comerciais.
Québec x Montreal
Quem decidir estudar francês no Canadá terá pela frente uma difícil decisão: escolher entre Québec e Montreal, os destinos mais procurados por intercambistas que querem praticar o idioma.
Québec é a capital da província, tradicional, charmosa, aconchegante. Apesar de não ser tão pequena assim (são aproximadamente 508 mil habitantes), tem ares de cidade do interior. Graças à arquitetura secular, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. O evento local mais inusitado é o maior carnaval abaixo de zero do mundo: são 17 dias de intensa programação!
Montreal, por outro lado, é para quem gosta das dores e delícias que toda cidade grande tem. Com 1,7 milhão de habitantes, é considerado um destino animado, cheio de festivais de todos os tipos ao longo do ano. Seus eventos, museus, galerias, monumentos históricos e sua vida noturna movimentam a cidade.
Ficou animado para estudar francês fora da França? Converse com a equipe da agência Descubra o Mundo sobre as opções no Canadá e prepare seu biquinho de “bonjour”!