Oficinas abertas e gratuitas transformam ideias e invenções em realidade

Em SP, o espaço Garagem Fab Lab segue o modelo internacional de workshops abertos onde a livre troca e execução de ideias é incentivada

16/12/2013 16:55 / Atualizado em 04/05/2020 14:04

Toda pessoa pode inventar alguma coisa. Era isso que o professor Niel Gershenfeld, do MIT, tinha em mente quando ele criou o Fab Lab, uma oficina repleta de equipamentos tecnológicos e aberta ao público cuja função é concretizar e trocar ideias.

O objetivo do laboratório é estimular a troca de experiências e colocar em prática boas ideias que nunca saíram do papel.
O objetivo do laboratório é estimular a troca de experiências e colocar em prática boas ideias que nunca saíram do papel.

A versão brasileira do laboratório de ideias, chamada Garagem Fab Lab, funciona de forma semelhante. Semanalmente, o espaço abre suas portas para dar oficinas e deixar que as pessoas usem suas máquinas e componentes para fabricarem qualquer coisa. A intenção é promover a troca de experiências.

Por enquanto, os projetos feitos são orientados pelos organizadores. No momento, uma bicicleta de madeira está sendo construída, mas os planos são para que a partir do ano que vem o laboratório funcione um ou dois dias por semana de forma livre, disponibilizando espaço e material para quem tiver vontade de criar.

Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer à oficina. O Garagem Fab Lab funciona normalmente às quartas e quintas, a partir das 18h, na Praça General Craveiro Lopes, 19, na Bela Vista. Já a sede do FAB Lab SP fica dentro da Cidade Universitária, na Rua do Lago, 876, e abre às quartas-feiras.

Via Folha de S. Paulo.