Oito atrações imperdíveis em Lisboa

Emprestando o lirismo que impera absoluto na cidade, Lisboa pode ser definida como a capital europeia que sempre olha para mundos distantes e desconhecidos.

 

Das ruas íngremes aos belos e misteriosos museus d’Alfama, passando ainda por monumentos tombados como Patrimônio Mundial pela Unesco, pelas as noites loucas ao redor do Bairro Alto, a estadia por lá é inesquecível, em qualquer época do ano.

Para um roteiro marcante, o site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, elaborou uma lista de passeios imperdíveis em Lisboa.

1 –  Passeio no trem 28

Há muitas maneiras de ver Lisboa, mas uma das mais fascinantes é definitivamente a bordo do elétrico lendário de número 28! Este trilho antigo transporta os visitantes com muito conforto e sem pressa, dando-lhe a chance de sentir profundamente a vibe retrô da cidade.

Com ele, é possível ir a um grande número de atrações, incluindo o Castelo de São Jorge e o mercado de Feira da Ladra. Ao comprar o bilhete diário (menos de 4 euros) você pode entrar e sair quando quiser. Muito melhor do que passeando, não?

2 –  Elevador de Santa Justa

Lisboa é famosa por seus Elevadores, meios de transporte definitivamente especiais, nascidos do engenho de Lisboetas, sempre “para cima e para baixo” e de frente para a cidade, garantindo visões panorâmicas incríveis.

A maioria é funicular, enquanto o de Santa Justa é uma verdadeira obra de arte na vertical. Inaugurado em 1902 como uma maravilha da engenharia de vapor e, em seguida, eletricidade, agora é o local ideal para desfrutar de uma vista espetacular.

3  –  Torre de Belém

O símbolo por excelência de Lisboa, é absolutamente imperdível. Foi construída em 1500, nas margens do rio Tejo, como uma estrutura defensiva, mas também, e acima de tudo, como uma porta de entrada para a cidade para os viajantes que retornam de exploração ao redor do mundo.

Admire esta imponente joia arquitetônica, tombada como Patrimônio Mundial da Unesco, e em breve você vai se sentir pronto para zarpar para lugares exóticos e desconhecidos, com lotes de caravelas no reboque.

4 –  Mosteiro dos Jerônimos

Não muito longe da Torre de Belém, também é protegido pela Unesco, assim como é espetacular. O enorme mosteiro construído em 1500 abriga o túmulo do navegador e explorador Vasco da Gama, formado por grandes quartos com colunas e outros mausoléus e lugares com decorações que parecem ser feitas de areia, criando os mais belos claustros do mundo.  Não, de Lisboa, do mundo mesmo.

5 – Castelo de São Jorge

O verdadeiro guardião de Lisboa, este castelo fortificado imponente tem vista para a cidade a partir do topo de uma colina, e nunca passa despercebido. Está lá para cerca de 2000 anos e, por isso, foi palco para inúmeras intervenções históricas, tendo visto de tudo um pouco: bárbaros, guerras religiosas, famílias reais e, claro, grandes descobertas.

No interior, há um museu arqueológico e as torres oferecem vistas sobre a cidade.

6 – Alfama

O coração histórico de Lisboa, cheio de ruas íngremes, torres de pedra, jardins escondidos e pequenos bares, onde há poucos turistas e o fado.

Perca-se nesta atmosfera suspensa no tempo, entre em uma das muitas igrejas ou suba o mais alto possível para admirar os seus telhados vermelhos com vista para o mar. Ou, vá lá em junho, durante as festas dos santos, quando todo o bairro torna-se uma grande festa ao ar livre. Realmente difícil não se apaixonar.

7 – Museu Gulbenkian

Pouco conhecido no resto da Europa e do mundo, este belo museu abriga uma coleção de arte antiga e moderna internacional verdadeiramente surpreendente: desde múmias egípcias e tapetes persas a exemplares de Rembrandt, Degas e Turner, uma série de obras primas que dão a inveja colegas parisienses.

Tudo em um prédio que é uma verdadeira paz de espírito, rodeado por um parque verde para relaxar ao sol após a visita.

8 – Noite no Bairro Alto

Para concluir os seus dias em Lisboa, você só precisa se deixar pela na vida noturna do animado e intenso Bairro Alto, bairro central e íngreme logo abaixo do núcleo histórico de Alfama.

Durante o dia, a calmaria toma conta desta área residencial, amas depois do pôr do  sol, o local recebe pessoas de todos os tipos e promete entreter todos.