Os 10 maiores lagos do mundo
Você provavelmente já se acostumou a ver tanta água a ponto de se confundir com a linha do horizonte quando vai à praia, não é? Mas e se essa água for doce?
O Hotel Urbano listou os dez maiores lagos do mundo para que você descubra novos horizontes a serem explorados!
1 – Mar Cáspio
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Pousada em Maragogi é eleita a melhor em premiação de turismo
Esse lago é o maior corpo de água fechado e interior do mundo, já que não possui ligações com o oceano e nem desagua em nenhum outro curso d’água.
O Mar Cáspio passa pela Rússia, Azerbaijão, Irã, Turcomenistão e Cazaquistão. As principais cidades as margens do lago são Baku, no Azerbaijão; Turmenbachi, no Turcomenistão; Babol, no Irã, e Atyrau e Aktau, no Cazaquistão.
Sua extensão é de 1.200 km e sua largura máxima de 450 km, a profundidade média do lago é de 180 metros e a máxima de 1025. O Mar também passa por três zonas climáticas diferentes e tem aproximadamente 1,8 milhões de anos.
2 – Lago Superior
O maior dos cinco grandes lagos da América do Norte também é o maior em extensão territorial do mundo e o terceiro em volume.
O lago Superior fica entre Ontário, no Canadá, e os Estados de Michigan, Minnesota e Wisconcin, nos Estados Unidos. Seu comprimento é de 563 km.
Quem visita o Superior, ainda pode aproveitar para fazer pequenos cruzeiros de até 2 horas de duração pelo lago, além de cruzeiros especiais com jantar romântico!
3 – Lago Vitória
O Victoria Nyanza, como é conhecido na língua suaíli, fica na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África Ocidental, e é o maior lago do continente, com 68.870 km² de extensão.
O lago, que é cortado pela linha do Equador, é limitado pelo Quênia, Uganda e Tanzânia. Ele também é uma das nascentes do rio Nilo, conhecida como Nilo Branco.
Com profundidade máxima de 83 metros e média de 40, o Lago Vitória está a 1133 metros de altitude e tem 320 km de comprimento e 275 km de largura. Suas bordas recortadas formam penínsulas, baías, cabos e mais de 3 mil ilhas, a maioria desabitadas.
4 – Lago Huron
Esse lago é o segundo dos cinco grandes lagos da América do Norte, mas fica entre o Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e o Canadá.
O lago Huron ainda guarda uma experiência incrível para quem o visita, por ter sido usado como rota de escunas e pequenas embarcações no século 17 ele abriga inúmeros barcos naufragados em suas águas. O mais famoso deles pode ser visitado de barco, onde os viajantes podem fazer mergulhos para observação de sua estrutura praticamente intacta!
5 – Lago Michigan
O Michigan é o maior lago de água doce dos EUA, sua profundidade máxima é de 281 metros e fica a 580 metros acima do nível do mar, formando junto com o lago Huron uma única massa de água.
Em suas margens, o lago ainda abriga parques naturais como o Sleeping Bear Dunes Natiomal Lakeshore, o Indiana Dunes National Lakeshore e as reservas de Hiawatha National Forest e Manistee National Forest.
6 – Lago Tanganyika
O segundo maior lago da África é compartilhado pelo Burundi, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia, no lado ocidental do Vale do Rift.
O Tanganyika é o lago mais longo do mundo, sem contar o Mar Cáspio, com 673 km de extensão e largura média de 50 km.
A profundidade máxima é de 1.470 metros e suas margens abrigam quatro áreas protegidas: a Reserva da Natureza de Rusizi, no Burundi, o Parque Nacional de Gombe Stream, o Parque nacional das Montanhas Mahale, na Tanzânia, e o Parque Nacional de Nsumbu, na Zâmbia.
7 – Lago Baikal
O maior lago de água doce da Ásia fica no sul da Sibéria, entre Oblast de Irkutsk e Buryatia, na Rússia. Ele também é considerado o lago mais antigo do mundo, com cerca de 25 milhões de anos e o mais profundo da Terra, com 1.680 metros de profundidade.
O Baikal tem 636 km de comprimento e 80 km de largura, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Quem visita esse gigante ainda pode aproveitar para fazer atividades como trekking, pesca e excursões de jipe.
8 – Grande Lago do Urso
O maior lago do Canadá é formado por 26 ilhas e tem 31.153 quilômetros quadrados de extensão, com uma profundidade máxima de 446 quilômetros.
As águas do lago do Urso são extremamente frias e o gelo que cobre toda a sua extensão durante oito dos 12 meses do ano forma uma estrada que facilita o deslocamento para as ilhas.
O Urso desagua no lado sudoeste do rio Great Bear (Grande Urso), que é um afluente do rio Mackenzie.
9- Lago Niassa
Esse gigante de alguns milhões de anos fica no Vale do Rift, entre Malawi, Tanzânia e Moçambique, e tem 560 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros.
Além de ser o terceiro maior lago do continente africano, ele ainda é o único lago do mundo com uma província biogeográfica própria, com mais de 400 espécies de peixes de água doce.
Por estar em uma área de clima tropical, o lago ainda apresenta outra característica curiosa com sua superfície mais quente do que sua camada mais profunda, já que sofre estratificação.
O Niassa ainda é protegido pela Convenção de Ramsar e sua parte sul, no Parque nacional do lago Malawi, ainda é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
10 – Grande Lago do Escravo
Considerado o segundo maior lago do Canadá, suas principais entradas são pelos rios Hay e Slave. Sua superfície está em 27, 2 m² com um comprimento de 480 km por 109 km de largura e profundidade máxima de 614 metros, e média fica de 41 metros.
O lago também está perto de Yellowknife, a capital dos Territórios do Noroeste, um dos três territórios do Canadá; de Fort Providence, uma aldeia ao sul dos Territórios do Noroeste; e ao sul da cidade de Hay River.
Quem visita o Grande Lago também pode dar uma passadinha na comunidade de Fort Resolution, que fica às suas margens e é a comunidade mais antiga documentada nos Territórios do Noroeste.