Os 10 maiores lagos do mundo

Você provavelmente já se acostumou a ver tanta água a ponto de se confundir com a linha do horizonte quando vai à praia, não é? Mas e se essa água for doce?

O Hotel Urbano listou os dez maiores lagos do mundo para que você descubra novos horizontes a serem explorados!

1 – Mar Cáspio

A área desse lago é maior que o estado do Mato Grosso do Sul

Esse lago é o maior corpo de água fechado e interior do mundo, já que não possui ligações com o oceano e nem desagua em nenhum outro curso d’água.

O Mar Cáspio passa pela Rússia, Azerbaijão, Irã, Turcomenistão e Cazaquistão. As principais cidades as margens do lago são Baku, no Azerbaijão; Turmenbachi, no Turcomenistão; Babol, no Irã, e Atyrau e Aktau, no Cazaquistão.

Sua extensão é de 1.200 km e sua largura máxima de 450 km, a profundidade média do lago é de 180 metros e a máxima de 1025. O Mar também passa por três zonas climáticas diferentes e tem aproximadamente 1,8 milhões de anos.

2 – Lago Superior

O lago Superior é o maior lago de água doce do mundo, em extensão territorial

O maior dos cinco grandes lagos da América do Norte também é o maior em extensão territorial do mundo e o terceiro em volume.

O lago Superior fica entre Ontário, no Canadá, e os Estados de Michigan, Minnesota e Wisconcin, nos Estados Unidos. Seu comprimento é de 563 km.

Quem visita o Superior, ainda pode aproveitar para fazer pequenos cruzeiros de até 2 horas de duração pelo lago, além de cruzeiros especiais com jantar romântico!

3 – Lago Vitória

É o maior lago do continente africano!

O Victoria Nyanza, como é conhecido na língua suaíli, fica na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África Ocidental, e é o maior lago do continente, com 68.870 km² de extensão.

O lago, que é cortado pela linha do Equador, é limitado pelo Quênia, Uganda e Tanzânia. Ele também é uma das nascentes do rio Nilo, conhecida como Nilo Branco.

Com profundidade máxima de 83 metros e média de 40, o Lago Vitória está a 1133 metros de altitude e tem 320 km de comprimento e 275 km de largura. Suas bordas recortadas formam penínsulas, baías, cabos e mais de 3 mil ilhas, a maioria desabitadas.

4 – Lago Huron

Que tal um passeio de barco para visitar barcos naufragados do século 17?

Esse lago é o segundo dos cinco grandes lagos da América do Norte, mas fica entre o Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e o Canadá.

O lago Huron ainda guarda uma experiência incrível para quem o visita, por ter sido usado como rota de escunas e pequenas embarcações no século 17 ele abriga inúmeros barcos naufragados em suas águas. O mais famoso deles pode ser visitado de barco, onde os viajantes podem fazer mergulhos para observação de sua estrutura praticamente intacta!

5 – Lago Michigan

O maior lago de água doce dos EUA  é também o único dos cinco grandes lagos que fica completamente em território norte-americano

O Michigan é o maior lago de água doce dos EUA, sua profundidade máxima é de 281 metros e fica a 580 metros acima do nível do mar, formando junto com o lago Huron uma única massa de água.

Em suas margens, o lago ainda abriga parques naturais como o Sleeping Bear Dunes Natiomal Lakeshore, o Indiana Dunes National Lakeshore e as reservas de Hiawatha National Forest e Manistee National Forest.

6 – Lago Tanganyika

É o segundo lago de água doce mais profundo do mundo

O segundo maior lago da África é compartilhado pelo Burundi, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia, no lado ocidental do Vale do Rift.

O Tanganyika é o lago mais longo do mundo, sem contar o Mar Cáspio, com 673 km de extensão e largura média de 50 km.

A profundidade máxima é de 1.470 metros e suas margens abrigam quatro áreas protegidas: a Reserva da Natureza de Rusizi, no Burundi, o Parque Nacional de Gombe Stream, o Parque nacional das Montanhas Mahale, na Tanzânia, e o Parque Nacional de Nsumbu, na Zâmbia.

7 – Lago Baikal

Além de ser o lago mais antigo do mundo, o Lago Baikal é o responsável por 20% da água doce do planeta

O maior lago de água doce da Ásia fica no sul da Sibéria, entre Oblast de Irkutsk e Buryatia, na Rússia. Ele também é considerado o lago mais antigo do mundo, com cerca de 25 milhões de anos e o mais profundo da Terra, com 1.680 metros de profundidade.

O Baikal tem 636 km de comprimento e 80 km de largura, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Quem visita esse gigante ainda pode aproveitar para fazer atividades como trekking, pesca e excursões de jipe.

8 – Grande Lago do Urso

A beleza é de tirar o fôlego, mas as águas do lago são extremamente frias!

O maior lago do Canadá é formado por 26 ilhas e tem 31.153 quilômetros quadrados de extensão, com uma profundidade máxima de 446 quilômetros.

As águas do lago do Urso são extremamente frias e o gelo que cobre toda a sua extensão durante oito dos 12 meses do ano forma uma estrada que facilita o deslocamento para as ilhas.

O Urso desagua no lado sudoeste do rio Great Bear (Grande Urso), que é um afluente do rio Mackenzie.

9- Lago Niassa

Esse lago é único no mundo, por possuir sua própria província biogeográfica, com mais de 400 espécies de peixes

Esse gigante de alguns milhões de anos fica no Vale do Rift, entre Malawi, Tanzânia e Moçambique, e tem 560 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros.

Além de ser o terceiro maior lago do continente africano, ele ainda é o único lago do mundo com uma província biogeográfica própria, com mais de 400 espécies de peixes de água doce.

Por estar em uma área de clima tropical, o lago ainda apresenta outra característica curiosa com sua superfície mais quente do que sua camada mais profunda, já que sofre estratificação.

O Niassa ainda é protegido pela Convenção de Ramsar e sua parte sul, no Parque nacional do lago Malawi, ainda é Patrimônio da Humanidade da Unesco.

10 – Grande Lago do Escravo

O Grande Lago do Escravo é o mais fundo da América do Norte!

Considerado o segundo maior lago do Canadá, suas principais entradas são pelos rios Hay e Slave. Sua superfície está em 27, 2 m² com um comprimento de 480 km por 109 km de largura e profundidade máxima de 614 metros, e média fica de 41 metros.

O lago também está perto de Yellowknife, a capital dos Territórios do Noroeste, um dos três territórios do Canadá; de Fort Providence, uma aldeia ao sul dos Territórios do Noroeste; e ao sul da cidade de Hay River.

Quem visita o Grande Lago também pode dar uma passadinha na comunidade de Fort Resolution, que fica às suas margens e é a comunidade mais antiga documentada nos Territórios do Noroeste.