Os centenários de 2014 no samba

O Samba em Rede relembra alguns artistas do samba que completariam 100 anos de vida em 2014. Entre eles, a cantora Araci de Almeida, o sambista de morro Babaú e os lendários Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues.

Segundo o radialista César Ladeira, Araci era “O Samba em Pessoa”. A intérprete, que foi a principal representante do samba de Noel Rosa, além de cantar nas rádios, integrou diversos filmes, shows e até programas de televisão como jurada nos programas de Chacrinha e Sílvio Santos. Confira um de seus sucessos:

“O Feitiço da Vila” (Noel Rosa)

https://www.youtube.com/watch?v=l6frVEiJvFg

Babaú, por sua vez, nasceu no morro da Mangueira e assistiu à fundação da escola de samba. Companheiro de Cartola, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça, destacou-se com os sambas “Tenha Pena de Mim” e “Brincadeira Tem Hora”.

Em seguida, celebramos um dos maiores compositores do Brasil, o baiano Dorival Caymmi. O mestre marcou a MPB com sua forma “Caymmiana” de tocar violão, compor e tocar. Entre seus temas preferidos, estão as mulheres, a Bahia e a cultura afro-brasileira. Carmen Miranda foi quem ajudou a lança-lo ao grande público com a canção “O que É que a Baiana Tem?“.

Por fim, o cantor que criou a música da dor-de-cotovelo completa o grupo dos centenários. O gaúcho Lupicínio Rodrigues foi o maior símbolo do samba no Sul do Brasil, que conseguiu conquistar o país inteiro com seus sambas melancólicos. “Nervos de Aço“, um de seus maiores sucessos, exemplifica a temática triste e desiludida do compositor.