Paris também tem opções de passeios acessíveis para o bolso

Por Liliana Albuquerqu​e, em parceria com a CI Intercâmbio e Viagens

A França é conhecida internacionalmente pela moda, seus perfumes, gastronomia, língua e cultura. Mas, no meio de tanta riqueza e luxo, há também espaço para os que têm orçamento mais justo.

[tab:Nuit Blanche]

Como em Barcelona, Paris também oferece anualmente uma noite em que todos os seus museus e galerias de arte estão de portas abertas ao público. O diferencial é que a cidade em si costuma virar uma espécie de instalação gigantesca, com várias intervenções urbanas e performances ao ar livre. A noite geralmente acontece no mês de outubro.

[tab:Paris Plage]

 

Se tem uma coisa que os europeus sabem fazer bem é aproveitar os seus rios como espaço de convivência e beleza. Quando chega o verão, as margens do rio Sena viram uma praia: areia artificial é colocada ao longo de um trecho do rio, para que os parisienses possam curtir melhor a chegada do calor. Estranho? Cafona? Pode ser… mas mesmo assim quem está por lá adora!

 

[tab:Paris Jazz Fest]

Há festivais ocorrendo o ano inteiro na cidade. De cinema, de comida, de diferentes culturas, e especialmente de música – do techno ao jazz. Um dos mais conhecidos é o Paris Jazz Fest, que ocorre durante quase dois meses todos os anos, entre junho e julho.

 

[tab:Passeios de bike]

É um clichê, mas um que vale a pena, de que em Paris o melhor é se perder, ser um flâneur, fazer promenades. As áreas consideradas mais cool ainda são o Montmartre, o Quartier Latin e o Marais.

 

[tab:Shakespeare and Co’]

A livraria, bem próxima a Catedral de Notre Dame, dispõe ao mesmo tempo de lançamentos e relíquias. Oferece também saraus e debates, tudo num ambiente super charmoso de uma construção histórica que ainda está sendo aproveitada. Os amantes da sétima arte vão se lembrar dela como cenário de “Antes do Pôr do Sol”.

[tab:La Grande Epicerie de Paris]

Se você quer provar a gastronomia francesa (e internacional também, dada à quantidade e variedade de produtos), a pedida e passar pela loja para comprar produtinhos para levar para casa/hotel ou então fazer um piquenique em um parque como os Jardins de Luxemburgo. A loja vende também produtos para consumação no local.