Paulinho da Viola entrevista o conjunto Época de Ouro

O programa MPB Especial, da TV Cultura, tinha como objetivo resgatar a memória viva dos expoentes da música brasileira. A cada episódio, artistas ou grupos participavam de uma entrevista musical com Fernando Faro, em que contavam fatos e cantavam músicas marcantes de suas trajetórias.

Em 1973, Paulinho da Viola assumiu o posto de entrevistador e realizou o programa com o conjunto Época de Ouro. Criado por Jacob do Bandolim em 1966, o grupo instrumental passou a exercer o papel de resistência em nome do choro em um período em que a bossa nova dominava as atenções da mídia. O grupo era formado por César Faria, Carlinhos Leite, Dino, Jonas Silva, Gilberto d’ Avilla e Jacob.

No programa, o conjunto contava com o pai de Paulinho, o violonista César Faria, que acompanhou Jacob durante 30 anos, Dino Silva, integrante do Regional do Canhoto e professor de violão de 7 cordas, Dino Silva, o cavaquinista Jonas Silva, o bandolinista e aluno de Jacob, Deo Rian, e  o integrante da segunda formação do Época de Ouro, Damásio. Fazendo uma participação especial, Elton Medeiros também integra o episódio.

Ao longo do programa, os integrantes do conjunto resgatam lembranças sobre Pixinguinha e Jacob. Considerados dois dos principais chorões do Brasil, tinham formas diferentes de ver a profissão: enquanto Pixinguinha mostrava-se pouco exigente como músico, Jacob requisitava ensaios para fazer parcerias.

O choro, por sua vez, é encarado pelo conjunto como um gênero cujo espírito é o improviso. Neste sentindo, a forma mais autêntica da música é aquela em que se tem a maior liberdade possível, permitindo choques de harmonia. Jacob contradizia este aspecto, sem deixar de ser um compositor e intérprete exímio.