Últimas notícias:

Loading...

Paulistanos pressionam Prefeitura para que motoristas de ônibus recebam treinamento para lidar com ciclistas

O exercício, que consiste em fazer com que o motorista ocupe a posição do ciclista, já aconteceu em Florianópolis, Porto Alegre e Recife e teve resultados animadores

Por: Redação

“Eu vou matar o próximo ciclista que eu cruzar!”. Essa frase vinda de um motorista da viação Sambaíba foi o que motivou uma mobilização recente no Panela de Pressão do Minha Sampa.

O objetivo e pressionar as autoridades para a incorporação de um treinamento obrigatório a todos os motoristas de ônibus ligados a SPTrans para tentar criar a cultura da convivência pacífica entre ônibus e bicicletas e evitar novas vítimas fatais.

Divulgação PMPA/ RodrigoHoff
Treinamento de motoristas em Porto Alegre

A medida já foi adotada em cidades como Florianópolis, Recife e Porto Alegre e teve resultados muito positivos. Durante os exercícios os motoristas trocam de lugar com o ciclista e vivem por alguns instantes o medo de estar nas ruas disputando espaço com os gigantes de aço.

Por isso, o Minha Sampa faz um chamado para lotar a caixa de e-mail do Secretário Municipal de Transporte, Jilmar Tatto, exigindo imediatamente a adoção do programa para tentar melhorar a vida de quem opta pela bike.

Pela lei, usuários de veículos pesados precisam estar atentos para não acidentarem condutores de veículos mais frágeis. A responsabilidade por garantir que essa hierarquia seja respeitada é do Estado que tem o dever de garantir a civilidade no trânsito.

Veja como foi o treinamento em Recife:

Compartilhe: