Pedra Grande, o lado verde de São Paulo
Engana-se quem vem a São Paulo e acha que só encontrará prédios. Para quem quer conhecer um lado B da cidade e fugir do circuito avenida Paulista – Vila Madalena, a capital paulista reserva alguns paraísos verdes.
Hoje o site Wanderluster destaca a Pedra Grande, um mirante na zona norte da capital cercado por uma floresta, de onde é possível ver toda a cidade. Fica a 13 km da praça da Sé (10 km se considerar uma linha reta).
Trata-se do Parque Estadual da Cantareira, dividido em três núcleos, dos quais o da Pedra Grande é um dos mais acessíveis. Para visitá-lo basta ir até o Horto Florestal.
A entrada fica na rua do Horto, 1799. A trilha até o mirante tem 3,5 km e, apesar de ser asfaltada, tem de ser feita a pé. O parque abre aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, mas o acesso à trilha só é permitido até as 15h. A entrada custa R$ 9 (estudantes pagam meia).
O parque, com seus quase 80 milhões de metros quadrados, forma uma das maiores florestas urbanas do mundo. E você ainda achando que São Paulo era toda cinza.