Por que bicicletas?
PARE!
Este não é um post de bikers querendo dominar o mundo. E nem de motoristas querendo mais uma faixa de asfalto para andar com o carro.
Esta ideia que um é incompatível com o outro, não faz sentido.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- 5 lugares baratos para viajar fora do Brasil de forma acessível
Infelizmente, a discussão nos grandes centros urbanos sempre gira em torno do quanto tempo você vai perder no trânsito. É assim em São Paulo, em Roma e em Paris.
Se a bicicleta faz meu carro demorar mais pra chegar ao meu destino, atropelo.
Se um carro não vem, sigo com minha bicicleta avançando sinais e passando por cima de pedestres.
E para os fanáticos, a frieza e a preocupação com o outro nunca são levadas em consideração.
Se você veleja ou voa, sabe que o bom senso sempre vem em primeiro lugar. Você aprende que o menor objeto (ou o que tem menores condições de mudar de rumo e velocidade) tem que ser respeitado. Mas também aprende que não se deve brincar com as grandes embarcações e aviões. E pra praticar o bom senso você TEM que se preocupar com o próximo.
Estamos em Berlim vivenciando uma cidade onde as duas coisas são complementares, pelo menos é o que sentimos nas poucas semanas que estamos por aqui.
Ruas e calçadas são sempre refeitas para dar a espaço a pedestres, ciclistas, transporte público e carros. Tudo junto.
Em 2014, já eram 1.030km de vias para ciclistas, de acordo com o Visit Berlin. E 500.000 pessoas usam bicicleta todos os dias na capital alemã.
E o número só aumenta. Com ajuda da geografia plana da cidade, muitos optam pelo transporte alternativo. E com cada vez mais ciclistas nas ruas, a convivência faz com que as pessoas aceitem e permitam a coexistência.
Vivenciar Berlim é entender que a vida saudável entre ciclistas e motoristas depende da consciência e bom-senso de ambos.
Ter mais ciclistas nas ruas, significa distribuir melhor a forma como as pessoas se locomovem e, sem dúvida, resulta em menos carros nas ruas e em menos pessoas em ônibus e metrô.
É uma vida melhor pra todos. Visite Berlim por alguns dias você vai ver.
Esta semana gravamos com a cantora (e ciclista) Alin Coen. Confira abaixo nosso primeiro clipe alemão e acompanhe mais da nossa história no Facebook e Instagram.