Por que bicicletas?

PARE!

Este não é um post de bikers querendo dominar o mundo. E nem de motoristas querendo mais uma faixa de asfalto para andar com o carro.

Esta ideia que um é incompatível com o outro, não faz sentido.

Meio milhão de ciclistas usam as ruas de Berlim todos os dias para andar pela cidade

Infelizmente, a discussão nos grandes centros urbanos sempre gira em torno do quanto tempo você vai perder no trânsito. É assim em São Paulo, em Roma e em Paris.

Se a bicicleta faz meu carro demorar mais pra chegar ao meu destino, atropelo.

Se um carro não vem, sigo com minha bicicleta avançando sinais e passando por cima de pedestres.

E para os fanáticos, a frieza e a preocupação com o outro nunca são levadas em consideração.

A mesma rua usada por carro, trem, bicicleta e pedestres

Se você veleja ou voa, sabe que o bom senso sempre vem em primeiro lugar. Você aprende que o menor objeto (ou o que tem menores condições de mudar de rumo e velocidade) tem que ser respeitado. Mas também aprende que não se deve brincar com as grandes embarcações e aviões. E pra praticar o bom senso você TEM que se preocupar com o próximo.

Em Berlim é assim, você vai no bar de bicicleta, para na calçada e se diverte em um fim de tarde

Estamos em Berlim vivenciando uma cidade onde as duas coisas são complementares, pelo menos é o que sentimos nas poucas semanas que estamos por aqui.

Ruas e calçadas são sempre refeitas para dar a espaço a pedestres, ciclistas,  transporte público e carros. Tudo junto.

Em 2014, já eram 1.030km de vias para ciclistas, de acordo com o Visit Berlin. E 500.000 pessoas usam bicicleta todos os dias na capital alemã.

E o número só aumenta. Com ajuda da geografia plana da cidade, muitos optam pelo transporte alternativo. E com cada vez mais ciclistas nas ruas, a convivência faz com que as pessoas aceitem e permitam a coexistência.

Como muitas cidades no mundo, Berlim também usa seus rios e canais como meio de transporte

Vivenciar Berlim é entender que a vida saudável entre ciclistas e motoristas depende da consciência e bom-senso de ambos.

Ter mais ciclistas nas ruas, significa distribuir melhor a forma como as pessoas se locomovem e, sem dúvida, resulta em menos carros nas ruas e em menos pessoas em ônibus e metrô.

É uma vida melhor pra todos. Visite Berlim por alguns dias você vai ver.

Esta semana gravamos com a cantora (e ciclista) Alin Coen. Confira abaixo nosso primeiro clipe alemão e acompanhe mais da nossa história no Facebook e Instagram.