Por que não fazer intercâmbio depois dos 60 anos?
Olá, pessoal! Somos do Blog #PartiuMundo. Moramos ano passado na Irlanda, fizemos um intercâmbio de 1 ano e durante este período nós conhecemos 12 países diferentes. Falamos sobre viagens, intercâmbio e afins.
Gostaríamos de compartilhar um artigo que o jornal “Metro de São Paulo” publicou sobre pessoas que estão chegando aos 60 anos e ficando ansiosos para estudar no exterior.
“Estou cansado de ser apenas turista”, diz o brasileiro Geraldo Campos, 63, que estava estudando em Londres por um mês. No Brasil, mais pessoas estão à procura de programas de intercâmbio. Afinal, quem disse que fazer intercâmbio é apenas para os jovens?
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
Muitas pessoas acima de 60 anos encontram na viagem de estudos uma forma de manterem o cérebro em movimento. “As pessoas podem aprender continuamente e isso pode ser muito saudável”, argumenta Maura Leão, presidente da Belta (Brazilian Travel Association).
É também uma maneira de aprender fazendo amizade com pessoas de diferentes idades. Este é o caso de Azenete Carvalho, 75 anos. Ela já visitou 75 países e vai enfrentar pela primeira vez um programa de intercâmbio na Cidade do Cabo, na África do Sul. “Quando eu era jovem, isso não existia. Fiquei radiante quando descobri essa possibilidade”. Ela vai deixar o Brasil no final de setembro. “Vou ficar dois meses estudando, escolhi ficar em uma residência estudantil para ter a oportunidade de interagir com os jovens, se eu só ficar com idosos, vou atrofiar.”
Intercâmbio sem riscos
Agência
Contrate uma agência credenciada. Leia atentamente o contrato, questione sobre pontos que você não entendeu e verifique se todos os serviços solicitados estão inclusos.
Destino
Quando você estiver procurando por opções, tente escolher o país que tem algo semelhante a seus interesses. Considere detalhes, tais como legislação, possibilidade de trabalhar enquanto estuda, clima, cultura, gastronomia e custo de vida.
Curso
Existem infinitas opções. Quando estiver procurando, considere o seu nível de conhecimento da língua e o que você espera. Verifique quantas horas você vai estudar por semana também.
Escola
Avalie com bastante atenção a qualidade da escola onde vai estudar e, questione sobre a infraestrutura. As agências podem ajudá-lo em relação a esta questão.
Hospedagem
As agências podem oferecer casas de família, residências estudantis, hostels, dormitório compartilhado, etc. Verifique localização, estrutura, refeições e regras.
Planejamento Financeiro
Saiba quais serão seus gastos antes e durante a viagem. Veja quanto custará o seu intercambio e o que está incluído nele. Calcule gastos com refeições, transporte e passeios.
Não tenha vergonha
Evite falar em sua língua materna. Falar a língua local melhora o seu conhecimento de maneira mais rápida. Envolva-se com a cultura local e as pessoas nativas. Comunique-se. Vai ser divertido!
Antes de viajar
Anote telefones e endereços importantes antes de embarcar: da escola, da moradia que terá no país e da agência de intercâmbios. E não se esqueça de fazer o seguro viagem.
Vacina, vistos e passaporte
Fique atento: cada país tem suas normas e exigências para liberacao de entrada de estrangeiros. Alguns países da Europa só deixam entrar com comprovação de renda.
Se você quiser fazer um intercâmbio para qualquer lugar do mundo, envie o seu email para a nossa agência de intercâmbios parceira, a MD4S: [email protected] e solicite um orçamento sem compromisso, não deixando de mencionar o país que você pretende ir, bem como por quanto tempo você pretende ficar no exterior estudando.
Veja também:
Clique aqui para ver todos os posts sobre intercâmbio.
E aí, curtiram? :) Se você acredita que não existe limite de idade para estudar, não deixe de contar pra gente! E se você ainda não viajou para o exterior e tem dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Para nos seguir nas redes sociais, esta é a nossa Fan Page do Facebook, este é o nosso Instagram e este é o nosso Canal no Youtube.