Poshtel é nova tendência do mercado de hostels de luxo

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Já foi o tempo em que hostel (ou albergue, para os mais tradicionais) era opção simples de hospedagem econômica para jovens estudantes com orçamento apertado.

Segundo a World Travel Market, uma das maiores tendências para 2015 é o conceito de poshtel (hostel boutique que conta com luxo acessível e instalações acessíveis). O termo é uma junção das palavras inglesas “posh” e “hostel”, algo como “hostel elegante”, em português.

LONDRES: O Clink78 funciona no interior de um antigo tribunal e combina o estilo vitoriano com decoração moderna. Diárias a partir de R$ 243

Entre os serviços oferecidos nesse novo conceito de hospedagem econômica estão wi-fi gratuito, quartos com banheiro privado e design moderno. Antes voltados para mochileiros e jovens, os hostels atraem também os descoladinhos que procuram hospedagem mais modernas ou gerações mais velhas que querem uma alternativa aos hotéis comuns.

PORTO: O Gallery Hostel é conhecido por seus trabalhos e se localiza em um prédio renovado com características tradicionais
do Porto e com toques modernos. Diárias a partir de R$ 180

Na lista de hostels de luxo da Europa, é possível encontrar opções inusitadas como o estabelecimento da Finlândia que fica no interior de uma antiga fábrica de biscoitos, outra em Berlim que abriga uma balada no porão (tinha que ser na capital da Alemanha, não é?), um em Madri que abriga um cinema e até um hostel localizado em um antigo tribunal de Londres.