Prefeitura de SP anuncia plano para enterrar fiação elétrica da cidade
Um plano para enterramento de todos os fios de São Paulo foi apresentado pela Prefeitura nesta semana. A medida consta na Portaria 261, da Secretaria Municipal de Governo, publicada na última terça-feira, 24, no Diário Oficial da Cidade – que trata da obrigatoriedade de tornar subterrâneo todo o cabeamento instalado no município.
A primeira parte do programa pretende deslocar inicialmente 150 quilômetros de fios de corredores de ônibus, incluindo regiões como na M’ Boi Mirim, as avenidas Chucri Zaidan, Santo Amaro e Juscelino Kubitschek, além das ruas do Gasômetro, Santa Ifigênia, José Paulino e a Treze de Maio.
De acordo com o site Spresso SP, para a implementação do plano, as concessionárias de serviços públicos responsáveis pelas redes e equipamentos aéreos nas vias públicas deverão ser oficiadas a executar a conversão das redes aéreas.
- Globo mostra enterros de mortos por coronavírus em SP e repercute na web
- Cidadão SP: maior prêmio para quem faz a diferença na cidade
- 10 cidades para quem quer empreender e morar na praia
- 10 aplicativos para quem anda de transporte público ou bicicleta
Fiação e morte
Além de diminuir a poluição visual da cidade, o enterramento da fiação colocará fim a acidentes graves e até mortes, como ocorreu na última quarta-feira, na Rua Tupi, região central de São Paulo.
Na ocasião, José Paulo Machado, de 47 anos, morreu eletrocutado após a queda de uma árvore. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a planta caiu sobre a rede elétrica e atingiu Machado.
Ao site G1, os bombeiros informaram que Machado foi atingido pelos fios após estacionar o carro e descer do veículo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.