Prefeitura de SP anuncia plano para enterrar fiação elétrica da cidade

26/02/2015 12:45 / Atualizado em 04/05/2020 16:55

São Paulo possui hoje cerca de 17 mil quilômetros de fiação em redes aéreas
São Paulo possui hoje cerca de 17 mil quilômetros de fiação em redes aéreas

Um plano para enterramento de todos os fios de São Paulo foi apresentado pela Prefeitura nesta semana. A medida consta na Portaria 261, da Secretaria Municipal de Governo, publicada na última terça-feira, 24, no Diário Oficial da Cidade – que trata da obrigatoriedade de tornar subterrâneo todo o cabeamento instalado no município.

A primeira parte do programa pretende deslocar inicialmente 150 quilômetros de fios de corredores de ônibus, incluindo regiões como na M’ Boi Mirim, as avenidas Chucri Zaidan, Santo Amaro e Juscelino Kubitschek, além das ruas do Gasômetro, Santa Ifigênia, José Paulino e a  Treze de Maio.

De acordo com o site Spresso SP, para a implementação do plano, as concessionárias de serviços públicos responsáveis pelas redes e equipamentos aéreos nas vias públicas deverão ser oficiadas a executar a conversão das redes aéreas.

Fiação e morte

Além de diminuir a poluição visual da cidade, o enterramento da fiação colocará fim a acidentes graves e até mortes, como ocorreu na última quarta-feira, na Rua Tupi, região central de São Paulo.

Na ocasião, José Paulo Machado, de 47 anos, morreu eletrocutado após a queda de uma árvore. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a planta caiu sobre a rede elétrica e atingiu Machado.

Ao site G1, os bombeiros informaram que Machado foi atingido pelos fios após estacionar o carro e descer do veículo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.