Prefeitura de SP distribui leques em ação contra o assédio no Carnaval

Os leques terão os telefones do plantão de atendimento do Centro de Referência da Mulher

A Prefeitura de São Paulo vai distribuir 100 mil leques com orientações sobre violência física e sexual nos blocos de Carnaval em várias regiões da cidade e no Sambódromo do Anhembi. Os objetos terão os telefones do plantão de atendimento do Centro de Referência da Mulher.

Na frente do leque está o nome da campanha, “#FoliaSemMachismo é só alegria”, idealizada para conscientizar sobre assédio sexual contra as mulheres. Essa é a primeira vez que a Secretaria responsável pelo equipamento faz parte da comissão que organiza a folia na cidade.

A campanha pede respeito neste Carnaval

A iniciativa também instruiu os funcionários das subprefeituras para orientar mulheres que queiram fazer uma denúncia sobre esses casos.

No verso do material, estão dicas como “abordagem sem consentimento também é crime! Disque 180 para maiores informações” e “Houve violência física ou sexual? Procure um hospital para o atendimento adequado, à prevenção de DSTs, HIV/Aids e gravidez. Denuncie!”.

De 6 a 9 de fevereiro, durante todo o Carnaval, o Centro de Referência da Mulher funcionará das 12h às 20h, atendendo mulheres que passarem por situação constrangedora ou sofram algum tipo de violência de gênero, como xingamento, perseguição, abordagem invasiva, estupro, lesão corporal, agressão física, entre outros.

Serviço

Centro de Referência da Mulher – Casa Eliane de Grammont
Endereço: Rua Dr. Bacelar, 20 (esquina com a Rua Estado de Israel) Vila Clementino
Telefones: (11) 5549-9339 ou 5549-0335
Dias: 6 a 9 de fevereiro, das 12h às 20h

Campanha #CarnavalSemAssédio

Passadas de mão, beijos à força, puxões no cabelo e outras investidas sem consentimento não podem ser encaradas como algo natural no Carnaval.

Por isso, o Catraca Livre lançou a campanha #CarnavalSemAssédio, idealizada em parceria com a Revista AzMina, os movimentos #AgoraÉQueSãoElas e Vamos Juntas?, o Bloco Mulheres Rodadas, a advogada de direitos humanos Andrea Florence e a arquiteta e urbanista Marília Ferrari.

O objetivo é lutar contra a violência e o machismo, promovendo a discussão de que assédio é assédio em qualquer época do ano. Para participar, baixe os materiais neste link e compartilhe com a hashtag #CarnavalSemAssédio nas redes sociais.

Assista ao vídeo de lançamento da campanha:

Catraca Livre lança essa campanha para que todos pulemos com mais alegria. Diversão, pouca roupa, bebida: nada disso é desculpa para investidas sem consentimento.Já passou por isso? Compartilhe sua história e participe da campanha #CarnavalSemAssédiohttp://bit.ly/1UdEVN5___Confira aqui a programação dos blocos de SP: http://bit.ly/1S7pQxi

Posted by Catraca Livre on Jueves, 21 de enero de 2016