Prefeitura usa sessões gratuitas de cinema para discutir questões sociais

O “Cine Debate” acontece de junho a agosto com sessões abertas e conversas sobre direito à comunicação, liberdade de expressão e direitos humanos

A partir da próxima semana, os paulistanos ganharão uma boa oportunidade de utilizar o cinema para refletir sobre questões sociais. Começa na quinta, dia 26, o “Cine Debate”, evento que exibirá seis filmes com as temáticas direito à comunicação, liberdade de expressão e direitos humanos.

Todas as exibições acontecem no prédio da Incubadora de Projetos da Prefeitura de São Paulo, localizado no Cambuci. Os encontros são abertos ao público e acontecem até agosto. Confira abaixo a programação completa, com horários, filmes e convidados.

26 de junho, às 17 horas, Jerry de Oliveira, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, debate o filme “Uma Onda no Ar” (2002). 

10 de julho, às 17 horas, Gilberto Maringoni, doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), fala sobre “Ao Sul da Fronteira” (2009). 

24 de julho, às 17 horas, Luis Brasilino, editor do Le Monde Diplomatique Brasil, comenta o filme “Mera Coincidência” (1997). 

7 de agosto, às 17 horas, é a vez do jornalista e sociólogo Renato Godoy comentar “Criança, alma do negócio” (2008). 

28 de agosto, às 17 horas, Pablo Ortellado, filósofo e professore da Escola de Artes e Ciências da Humanidade da USP, debate o filme “Sujeitos a termos e condições” (2013). 

O Cine Debate é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes. O evento é gratuito e faz parte do projeto Comunica DH, que oferece atividades gratuitas de formação em comunicação, liberdade de expressão e direitos humanos.

A Incubadora de Projetos fica na Rua Otto Alencar, 270, Cambuci. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (11) 3208-2020 ou pelo e-mail comunicadh@prefeitura.sp.gov.br.